-->

Audiência pública aponta para melhoria na educação da capital

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou na manhã desta quarta-feira (27) de Audiência Pública promovida pelo Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro foi realizado a fim de assegurar a eficiência das políticas públicas que contemplam o campo educacional e discutir novos mecanismos para resolução das demandas do setor.

Entre os assuntos abordados durante o encontro, o secretário Geraldo Castro apresentou definições a partir do diálogo com as escolas comunitárias, além de destacar o processo de regularização do transporte escolar e o trabalho de captação de recursos para aperfeiçoamento da infraestrutura e do funcionamento das unidades de ensino.

“Estamos empenhados em desenvolver ações para o aperfeiçoamento contínuo da educação na rede municipal, priorizando o diálogo com todas as instituições e realizando atividades pedagógicas que promovam a prática cidadã dentro do processo de educação integrada. Esse relacionamento fortalece a gestão municipal à medida que traz à tona as vulnerabilidades, a fim de que sejam sanadas”, declarou Geraldo Castro.

O conselheiro tutelar Darlan Ferreira Mota reforçou o papel social da instituição de acompanhamento das ações e do contexto das comunidades a que pertencem, em um trabalho conjunto com a Secretaria. “Agradeço o empenho do secretário em acompanhar de perto a situação das escolas a fim de, em parceria com o Conselho Tutelar, gestores e professores, trabalhar para promover melhorias para o bem da comunidade”, disse.

Geraldo Castro
Secretário Geraldo Castro (E) durante audiência pública
Durante a reunião, também foram abordados temas como infraestrutura das escolas, ampliação da quantidade de professores e desenvolvimento de propostas pedagógicas que combatam problemas sociais como o consumo de drogas. Geraldo Castro destacou ações da Prefeitura que já estão em andamento para solucionar as atuais demandas, como a realização do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de 650 professores. A promotora da 2ª Vara da Educação, Maria Luciane Lisboa Belo, aproveitou a ocasião para destacar a importância do professor para o ensino e elencar a afetividade como elemento imprescindível para a manutenção da qualidade do processo de aprendizado.

Os representantes do Comitê Juvenil do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Natalice Alves e Leandro Rosa manifestaram a necessidade de reforçar a cultura e o esporte dentro das escolas, como ferramenta útil na formação de bons cidadãos. Eles destacaram ainda o valor da visão global da educação. “Não adianta apenas criticarmos o poder público. O mais importante é acreditar que os alunos têm a capacidade de transformar o mundo e que é fundamental que todos trabalhem para que isso aconteça”, afirmou Leandro Rosa.

Estiveram presentes no encontro representantes dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais de Saúde e de Educação, Fórum das Escolas Comunitárias, Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rede Maranhense de Justiça Juvenil, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Rede Amiga da Criança e Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini.
Advertisemen