-->

Vivo é a última a lançar tecnologia 4G

Publicidade
Diário do Grande ABC

A filial brasileira da multinacional espanhola Telefônica lançou nesta terça-feira, 30, em São Paulo, o serviço de telefonia celular de quarta geração Vivo 4G Adicional, que começou a operar em sete cidades.

O presidente da Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente, apresentou aos jornalistas a gama de serviços 4G da operadora, que como estipula o contrato da licitação realizada no ano passado pelo Governo, começou a ser lançado nas seis cidades que receberão a Copa das Confederações de futebol em junho.

No entanto, a empresa abriu o serviço também em São Paulo, a maior cidade do país e na qual a companhia é líder no segmento de telefonia fixa e internet, apesar da cidade não abrigar partidas desse torneio.

"Estamos nos antecipando e oferecendo 4G na capital paulista agora, apesar da obrigação ser somente a partir de dezembro deste ano, e em maio já teremos o serviço em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul", municípios da região metropolitana de São Paulo, apontou Valente.

O executivo assinalou que o serviço será cobrado com os mesmos preços do 3G Adicional, até agora o mais avançado da companhia e que chega a 3.100 dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Valente assegurou que a nova tecnologia oferecerá conexões dez vezes mais rápidas que as oferecidas atualmente pelos serviços 3G e 3G Adicional.

Os planos oferecidos vão desde R$ 149 para smartphones e de R$ 99,9 para tablets e internet móvel de computadores portáteis.

A Vivo, marca comercial de serviços da Telefônica no Brasil, a Claro, da mexicana América Móvil, a TIM e a OI, as quatro operadoras de telefonia celular no país, se adjudicaram à licitação para os serviços de 4G, que no Brasil serão operados na frequência de 2,5 gigahertz, e não na habitual de 700 megahertz.

Na primeira fase, a partir de hoje, as quatro operadoras terão que começar a comercializar seus serviços e ter uma cobertura mínima de 50% do perímetro urbano no Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, as sedes da Copa das Confederações que será disputada em junho.

Em dezembro, no entanto, a telefonia celular 4G deverá estar em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Natal e Cuiabá, cidades que somadas às anteriores serão as 12 sedes do Mundial de 2014.
Advertisemen