-->

Daniel Dantas enquadrável em nova lei americana contra lavagem de dinheiro por narcos e terroristas

Publicidade
por Wálter Fanganiello Maierovitch

1. O banqueiro Daniel Dantas, certamente, não esperava, neste final de 2010, um Papai-Noel que levasse tão a sério o “Follow the Money” e o atropelasse na perseguição de dinheiro com odor de sujeira.

No dia 22 de dezembro passado, o presidente norte-americano Barack Obama sancionou mudança numa lei de 2000 (Confisco de Bens).

Daniel Dantas pode ter dinheiro bloqueado nos EUA
Foto: Reprodução
Por força de entendimento jurisprudencial, ficou firmado que a referida lei só permitia o “bloqueio de bens com odor de sujeira” no caso de haver decisão processual definitiva de condenação do detentor do patrimônio suspeito.

Pela mudança de agora, resta claro não mais haver necessidade de decisão definitiva, ou seja, basta a suspeita.

Assim, os bens suspeitos podem ficar “congelados” no aguardo de uma solução processual.

Só para recordar: em janeiro de 2009, conforme revela o jornal Folha de S.Paulo de hoje, foram bloqueados, a pedido do governo brasileiro,  U$500 milhões dos fundos Opportunity e Tiger Eye, em conta de Daniel Dantas.

Em agosto de 2010, uma decisão da Corte de Columbia determinou o desbloqueio, pela falta, no Brasil, de decisão definitiva condenatória do banqueiro.

Pela força da nova lei norte-americana, o Brasil, –pelo Ministério Público e devida tramitação pelo ministério da Justiça e pelo Itamaraty–, poderá voltar a pedir o bloqueio dos supracitados US$500 milhões.

O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo  pisará em ovos. Cardozo foi um ferrenho defensor de Dantas.

2. O alvo da nova lei norte-americana, aprovada em 2 de dezembro último no Senado e em 14 de dezembro no Senado, não era Daniel Dantas.

O presidente mexicano Felipe Calderon, há tempos, reclama da morosidade da Justiça do seu país na solução de processos criminais a envolver narcotraficantes de potentes cartéis. Aqueles que introduzem cocaína de origem colombiana nos EUA e pela fronteira do México.

Nos EUA várias contas-correntes desses narcos mexicanos foram bloqueadas e estavam na iminência de levantamentos. Existem, também, as contas dos narcos colombianos

Fora isso, e ainda nos EUA, as agências antiterror, desde Bush, procuram secar as fontes de financiamento da rede operada pela Al Qaeda. Buscam, ainda, impedir a circulação de dinheiro a serviço do terror pelo sistema financeiro. Mais aninda, realizam apreensões em contas suspeitas.

Com efeito, a nova medida legislativa, por tabela, atingiu Dantas. Ou melhor, poderá alcançá-lo se o Brasil quiser.

3. Pano Rápido
Em pleno século XXI não há mais como manter a tradicional regra do antigo direito romano da “pecunia non olet (o dinheiro não tem cheiro).

Modernamente, a regra é outra: “pecunia olet” (o dinheiro tem cheiro).

Como já deve ter percebido o influente banqueiro Dantas, sob suspeita desde a Operação Satiagraha e já condenado em primeira instância como mandante de consumado crime de corrupção, o dinheiro sujo tem cheiro e pode ser perseguido.
Advertisemen