-->

Weverton e Eliziane passam Lobão e Sarney Filho

Publicidade
Com a consolidação da tendência de vitória de Flávio Dino no primeiro turno da eleição para o governo do Maranhão o grupo Sarney sofre um efeito colateral desse amargo veneno: deve acumular a derrota nas duas vagas para o senado federal. Além da queda da governadora Roseana Sarney, o coice do eleitorado sobre Sarney Filho e Edson Lobão.

A pesquisa Exata divulgada hoje pelo Jornal Pequeno mostra Eliziane e Weverton, pela primeira vez, na liderança da corrida pelo senado. Os dois candidatos que contam com o apoio velado do governador Flávio Dino.

O cenário corresponde a um quadro parecido há quatro anos quando Flávio Dino conseguiu vencer no primeiro turno e levou junto Roberto Rocha que naquela oportunidade foi o candidato ao senado da chapa do governador.

Porém, algumas favas ainda precisam ser contadas. Promovida pelos desesperados, a baixaria deve povoar o horário eleitoral gratuito. O presidenciável tucano Geraldo Alckmin é o primeiro a girar sua metralhadora. Na próxima semana, a campanha da governadora Roseana Sarney pode usar deste expediente.

Perdido de um, perdido de mil. Esse é um ditado para as partidas finais de futebol. Neste esporte, a tática é correta pois no outro ano o mesmo time pode trocar a comissão técnica, os jogadores e até a diretoria. E o torcedor pode voltar ao estádio. Na política é bem diferente. Este tipo de comportamento pode significar o fim de uma carreira.

Talvez pela idade de Roseana, Lobão e Sarney Filho eles podem encerrar as carreiras este ano. No entanto, perdendo de mil, na baixaria, abrem mão do legado e da capacidade de transferir a liderança da oposição no Maranhão. Pode ficar muito ruim para Lobão Filho e Adriano Sarney, sucessores naturais de suas famílias.

Outro ponto da pesquisa é o elevado grau de indecisos e dos que pretendem anular ou votar em branco. É o registro da má fase dos políticos de um modo geral. Principalmente, de deputados e senadores.

Eis os números:
Eliziane Gama (PPS) – 27%
Weverton (PDT) – 25%
Lobão (MDB) – 24%
Sarney Filho (PV) – 22%
Zé Reinaldo (PSDB) – 18%
Alexandre Almeida (PSDB) – 10%
Preta Lu (PSTU) – 3%
Samuel Campelo (PSL) – 2%
Saulo Pinto (PSOL) – 1%
Saulo Arcangeli (PSTU) – 1%
Iêgo Bruno (PCB) – 1%
Branco/Nulo/Indeciso – 66%

Conforme o Blog do John Cutrim, A pesquisa Exata foi registrada no TSE sob o número MA 09907/2018 e ouviu a opinião de 1.400 eleitores em todo o estado entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Frederico Luiz
Advertisemen