-->

São Luís comemora o Dia Mundial da Voz

Publicidade
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar nos dias 18 e 26 deste mês, a Campanha da Voz. O objetivo é chamar a atenção para importância da saúde vocal e estimular a identificação de doenças vocais.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que a ação será dirigida para a população em geral, que deve estar atenta às alterações que podem ser sinais de doenças. Ela ressalta também que a campanha vai realizar atividades especialmente para pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

"Cantores, professores, locutores e outros profissionais devem priorizar cuidados básicos e adotar algumas rotinas que ajudam a preservar a saúde vocal. Existem recursos que facilitam a comunicação e a conservação da voz e a Prefeitura de São Luís trabalha sempre na prevenção das doenças, proporcionando maior qualidade de vida à população", afirmou a secretária.

Ações
As ações da campanha serão coordenadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest - Regional São Luís), que vai aplicar oficinas de saúde vocal para professores com abordagem de temas como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, tendo como foco a voz profissional. Serão apresentados exercícios de alongamento, aquecimento e desaquecimento da musculatura vocal, técnicas respiratórias e de produção da voz sem esforço.

De acordo com o fonoaudiólogo do Cerest, Manoel Tadeu, o professor pode identificar a forma de produção da sua voz com melhor fluidez e com menos esforço, executando assim sua jornada de trabalho com melhor desempenho e evitando o adoecimento pelo esforço vocal. "Além das atividades relacionadas à comunicação, serão realizadas a observação do ambiente de trabalho e encaminhamento dos trabalhadores aos serviços do Cerest", disse.

As oficinas da Campanha da Voz acontecerão em escolas da rede municipal de ensino nos dias 18 e 26 de abril.

Agência São Luís de Notícias
Advertisemen