-->

Chegou a hora para Cohama, Bacanga e Parque Timbira

Publicidade
Redação

São Luís, MA. O ludovicense estava acostumados a desculpas. No inverno, as chuvas atrapalhavam a recuperação de ruas e melhoria no trânsito. E no verão faltava dinheiro nos cofres públicos.

Parece que a situação mudou na capital do Maranhão. As imagens são mais fortes e falam mais.

Prefeitura acelera obras do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito


Carolina Nauhuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realiza intervenções em alguns trechos da cidade para melhoria do fluxo de veículos nas principais vias. Entre as alterações que estão sendo realizadas, está a mudança de retornos realizados em canteiro central por retorno de quadra. No total, são 26 intervenções de curto, médio e longo prazo, que fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito para a garantia da mobilidade, lançado pelo prefeito Edivaldo.

“Avançamos nas obras para que as intervenções no trânsito sejam efetivadas, com o máximo de agilidade. O planejamento está sendo executado ativamente para que a população já possa usufruir dos benefícios”, disse o prefeito Edivaldo. As modificações têm ainda o objetivo de promover a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes.

São Luís
Obras na Cohama estão adiantadas, engarrafamento diminuir na área
São Luís
Obras prosseguem na altura do Parque Timbira, reforço para a mobilidade urbana
São Luís
Retorno do Bacanga também recebe novo traçado para facilitar trânsito

Entre as obras em andamento estão as intervenções na Avenida Daniel de La Touche, na Cohama. Nesta sexta-feira (11), foram iniciados os trabalhos de terraplanagem para abertura de uma via alternativa atrás do antigo quiosque da lanchonete Big Gago. Com a conclusão do serviço, a Avenida Daniel de La Touche será interligada à Rua Euclides Farias, onde está localizada a Igreja Católica do bairro. Para fazer essa ligação, a intervenção cortará a Avenida Daniel de La Touche, criando, assim, uma nova artéria de fluxo do trânsito.

Segundo o titular da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, as medidas no trânsito da Cohama vão resultar em melhor trafegabilidade dos usuários do transporte público e dos demais veículos de modo geral. O conjunto de ações permitirá o aumento da velocidade média para quase 35 km/h nos trechos críticos.

A vendedora Marília Castro da Silva (28), que trabalha em estabelecimento comercial do bairro, lembrou o alto fluxo de veículos na via, uma das principais da cidade e elogiou a iniciativa. “Considero de extrema necessidade as medidas tomadas aqui para reduzir os engarrafamentos, principalmente nos horários de pico”, disse.

Entre as intervenções de médio prazo está a reorganização do trânsito na Avenida General Arthur Carvalho. A via passará a ter um único sentido e os condutores poderão utilizar as avenidas Mato Grosso e Oito para retornar à São Luís Rei de França. Em locais como Parque Timbira e Aririzal estão sendo modificados os retornos antes realizados por meio de canteiros centrais. A intervenção permitirá que o condutor realize a manobra, por meio do "laço de quadra", ação de contornar o quarteirão para cruzar a avenida através de uma das ruas perpendiculares para o acesso de volta à via na mão oposta.

Canindé destaca que, dessa forma, a ação pode ser desenvolvida com maior segurança e sem provocar engarrafamento como ocorre atualmente. “Grande parte dos números de acidentes registrados no trânsito tem como causa esses retornos feitos por meio do canteiro central. Com a alteração, garantimos aos condutores e aos pedestres maior segurança”, afirma o titular da pasta.

Será realizada ainda a implantação de retornos de quadra na Avenida Colares Moreira e a proibição do estacionamento na Avenida Castelo Branco. No retorno do Bacanga e na Avenida Litorânea as intervenções já mostram resultados positivos. No retorno do Bacanga, a alteração beneficia os condutores que trafegam pelas avenidas Portugueses, Africanos e Vitorino Freire. Além da alteração realizada no procedimento dentro da rotatória, uma nova via está sendo implantada a partir da redução do canteiro central. Com a ação, os condutores terão cinco vias para o tráfego, sendo uma exclusiva para quem vai realizar o retorno, duas para quem segue para a avenida Vitorino Freire e duas para quem prossegue para a Africanos.
Advertisemen