-->

Rodeio da Expoimp: vencedores ganham R$20 mil e Barretos

Publicidade

Rodeio - Final na Expoimp foi decidida em clima de festa


James Pimentel

Imperatriz, MA. Em festa de rodeio, não dá pra ficar parado. Foi em clima de festa que aproximadamente 8 mil pessoas estiveram presentes neste último sábado, 12, para conferir de perto a grande final do rodeio, que aconteceu durante a programação da 46ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).

Expoimp
José de Balsas (E) ganhou e garantiu vaga no torneio de Barretos em São Paulo
Expoimp
Thiago de Tailândia-PA é chamado de "papa rodeio", venceu mais uma na categoria boi
Dos 40 cowboys que deram início à competição, oito chegaram a final na categoria Boi e cinco na categoria Cavalo. Depois de uma disputa acirrada e uma demonstração de domínio e técnica, os peões Thiago da Silva Santos e José Gomes da Silva conquistaram o cinturão da vitória.

Os peões da categoria Boi fizeram exclusivamente duas montarias. A primeira foi decidida em sorteio de ordem e de animal, como acontece normalmente. Após essa tapa, os competidores foram colocados em ordem decrescente de nota e a partir disso os animais para a segunda montaria foram selecionados. Nessa etapa os bois são mais pesados, o que dificulta a disputa.

Os campões levaram R$ 20 mil reais em dinheiro como prêmio e ainda garantiram vaga para a disputa do Circuito Barretos, que acontece em São Paulo - o rodeio mais importante do país.

O cowboy José é natural de Balsas/Maranhão e foi o vencedor da categoria Cavalo. Ele conta que há nove anos compete em rodeios, que já conseguiu ficar na 2ª, 4ª e 5ª colocação, mas nunca em primeiro lugar. Sobre a emoção de disputar em Barretos, ele afirma que a satisfação maior é representar o Maranhão em um grande torneio.

"A emoção de ganhar esse rodeio foi muito grande. No mês de agosto estarei lá no Barretão, graças ao passaporte que conquistei aqui em Imperatriz. A expectativa que eu tenho é muito boa, de pode levar o meu estado para um torneio tão importante e sempre aonde eu vou eu levo o nome do Maranhão com muito orgulho", diz, emocionado.

O peão que levou a melhor na categoria Boi foi Thiago, o "Papa-rodeio", de Tailândia/Pará. O apelido vem do grande número de títulos que já conquistou, que ele diz nem se lembrar de todos. Para ele, a melhor vitória foi ver todos os cowboys saírem bem do torneio.

"Graças a Deus todo mundo saiu daqui andando com as próprias pernas e eu fico alegre não só porque eu fiquei campeão, mas por estar saindo daqui andando. A profissão é perigosa, mas fazer o quê? É o que a gente ama, é o que a gente gosta e vale muito a pena", afirma o vencedor.

A organização do rodeio é de responsabilidade do Sindicato Rural de Imperatriz, que há dez anos fez uma parceria com a Companhia Ítalo Todde para promover o evento.

A Feira

A 46ª Expoimp está acontecendo desde o dia 05 e vai até 13 de julho. Tem o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, Banco do Nordeste, Sebrae e Schin.
Advertisemen