-->

São Luís conhece proteção social de Curitiba

Publicidade
Carol Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) realizou, na última semana, visita técnica à Fundação de Ação Social de Curitiba, órgão gestor da política de assistência na capital paranaense. A intenção é compartilhar o método de trabalho curitibano quanto ao Serviço de Proteção Social no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. A cidade é referência nesse tipo de atendimento.

Danilo Silva
Reunião técnica contou coma presença de Danilo Silva, da Prefeitura de São Luís
O coordenador do Serviço de Proteção Social no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas da Semcas, Danilo Silva, representou a Prefeitura na troca de experiências. Ele explica que a cidade executa uma metodologia de atendimento diferenciada, levando à residência do usuário atividades culturais e religiosas, orientações socioeducativas e ações de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

“Para a Semcas, que está em fase de estruturação desse serviço, o encontro possibilitou o entendimento tanto teórico-metodológico quanto operacional, o que pode otimizar o benefício oferecido ao nosso usuário”, destacou Danilo.

A finalidade do atendimento é a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Ele pretende garantir direitos, desenvolver mecanismos para a inclusão social, igualdade de oportunidades e participação da autonomia das pessoas com deficiência e idosas, a partir de suas necessidades, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento. Para tanto, o usuário é atendido no domicílio. Para acessar o serviço, basta dirigir-se ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência.
Advertisemen