-->

Blocos Tradicionais e Tribos abrem o Carnaval

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA. A Corrida Corpas Ideal do Carnaval da Alegria 2014, que seria realizada na tarde deste sábado (1º), foi cancelada devido ao falecimento da Sra. Inácia Lemos Ferreira, conselheira do Corpas.

A corrida é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Esporte, do Lazer, da Cultura e do Turismo do Estado do Maranhão (Corpas Ideal) e este ano teria o apoio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) e da Fundação Municipal de Cultura (Func).

Blocos Tradicionais e Tribos de Índios abrem

programação da Passarela da Folia em São Luís


“Declaro oficialmente aberto o Carnaval da Prefeitura de São Luís”. No meio da Passarela do Samba, quem abriu os caminhos para que a folia começasse foi o Rei Momo Cosme Bruno, acompanhado do secretário Rodrigo Marques (Governo) e do presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, que lhes entregaram a chave da cidade. A abertura oficial foi realizada nesta quinta-feira (27).

Aos poucos, jovens e crianças vestidas com fantasias indígenas, algumas elaboradas e inspiradas nas tribos apaches norte-americanas, outras trazendo elementos místicos e de lendas da cultura brasileira, como Saci Pererê, Caipora, Pajé, Cazumbas iam formando grupos circulares, dançando ao som frenético de retintas, tambores, cabaças, agogôs e outros instrumentos. Eram as tribos de índio chegando à Passarela. As tribos Tupiniquins, Curumim, Tapiaca Uhu, Sioux, Carajás, Itapoã e Upaon Açu deram início ao desfile.

Depois foi a vez das Turmas de Samba. Alegorias de rua que resgatam a tradição de blocos com batida mais cadenciada, sem a grande quantidade de percussão presente nas baterias das escolas de samba. Passistas, ritmistas, fantasias elaboradas e samba-enredo fazem parte da dinâmica destes grupos.

Os Ritmistas de São José de Ribamar entraram na Passarela homenageando a cidade balneária. Na sequência, a pista ganhou tons de dourado com a presença dos Ritmistas da Madre Deus. Do dourado à elegância do preto e branco, cores de um dos mais tradicionais blocos de rua de São Luís, a Turma dos Fuzileiros da Fuzarca saudou o público com um desfile contagiante.

A primeira noite de desfiles encerrou com a Turma Vinagreiras do Samba, da Vila Palmeira, nas cores vermelho, verde e branco, que entraram no clima da Copa, apresentando o tema “seleção brasileira”.

“Eu gosto de tudo o que é bom no Carnaval. Eu vim para me divertir e aqui na Passarela eu posso aproveitar todas as brincadeiras no mesmo lugar, com tudo de graça”, disse Agostinha Lima, moradora do bairro Anjo da Guarda.

Corte Momesca

A abertura oficial da programação do carnaval da Passarela do Samba aconteceu ao som dos batuques da Máquina de Descascar’alho, entre brincantes e foliões, e sem qualquer tipo de distanciamento, uma alegoria festiva no meio do povo. Aos poucos, o público ia ocupando pista, arquibancadas e alguns camarotes, entusiasmados com o retorno da Passarela do Samba este ano.

Em seguida foi a vez do Bicho Terra agitar os foliões, com coreografias e fantasias inspiradas na natureza. Este ano o grupo apareceu com um novo personagem na cor branca que simboliza o pedido de paz em São Luís.

Passarela da Folia

A retomada do Carnaval de Passarela foi um pedido da comunidade e representantes das principais agremiações carnavalescas: Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC), União das Escolas de Samba do Maranhão (Uesma) e Academia dos Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (Abtema). Com isso, a Prefeitura pretende atender à expectativa de um público estimado em mais de 36 mil pessoas durante seis dias.

Equipes de saúde e segurança do Município montaram postos de atendimento dentro da Passarela para oferecer aos foliões a garantia de um carnaval com mais tranquilidade. Atendimento médico de emergência, distribuição de preservativos, serviços de orientação e prevenção de doenças, além de um efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e mais 120 seguranças de empresa privada vão garantir a prevenção contra qualquer tipo de risco à saúde dos brincantes.

Banheiros ecológicos foram espalhados dentro e no entorno da Passarela. Há barracas e vendedores ambulantes, credenciados e capacitados para o manejo e a utilização adequada de alimentos e venda de bebidas.

Acesso Gratuito

O acesso à Passarela é livre, mediante a retirada gratuita de ingressos, por pessoa e por setor, a partir das 14h. Desta forma, a distribuição dos ingressos estará sujeita ao limite de 4 mil e 900 lugares por dia, não podendo ultrapassar esta margem.

O Carnaval da Passarela da Folia é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura, junto com a União das Escolas de Samba do Maranhão (Uesma), Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos, (AMBC) e a Associação de Blocos Tradicionais do Maranhão (Abtema), além do apoio das secretarias municipais: de Turismo (Setur), de Saúde (Semus), de Comunicação (Secom), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Urbanismo e Habitação (Semurh), de Trânsito e Transporte (Smtt), de Segurança Alimentar (Semsa), de Segurança (Semusc), Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), além da 1ª Vara da Infância e Juventude, Centrais Elétricas do Maranhão (Cemar), Cité Luz, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Costumes.

As imagens da abertura

Carnaval 2014

Carnaval 2014

Carnaval 2014

Carnaval 2014

Carnaval 2014
Advertisemen