-->

Alunos com deficiência são capacitados para o mercado de trabalho

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho foi um dos assuntos em debate durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto em todo o país. Nesse sentido, a Prefeitura de São Luís tem desenvolvido o Programa Oportunizar, que já inseriu 29 alunos da rede municipal de ensino no mercado de trabalho da capital maranhense.

Programa Oportunizar
Supermercado Maciel é parceira da Prefeitura no Programa
“O desenvolvimento social tem possibilitado a elaboração e legitimação de ações políticas que priorizam a inclusão de pessoas com deficiência. A Prefeitura de São Luís tem cumprido seu papel e o Programa Oportunizar é um exemplo disso, já que possibilita o exercício da cidadania pelas pessoas com deficiência e reconhece as potencialidades que cada um de nós tem”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.

O Oportunizar é destinado à educação profissional de jovens e adultos com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento que estejam regularmente matriculados na rede municipal de ensino. O programa tem por principal objetivo possibilitar a inclusão do público-alvo no sistema produtivo da capital maranhense.

A proposta é atualmente é desenvolvida em 43 unidades de Educação Básica e possibilita ao educando o desenvolvimento de habilidades básicas, específicas e de gestão. “Através do ‘Programa Oportunizar’, o aluno consegue desenvolver as habilidades necessárias para que possa ser inserido no mercado de trabalho”, destacou a coordenadora, Lorena Batista.

Inicialmente, o projeto possibilita que o aluno com deficiência seja preparado para o mercado de trabalho através de capacitação que possuem temas como “Saúde e Higiene”, “Relacionamento Interpessoal”, “Aspectos Legais do Trabalho” e “Comunicação”.

Qualificação

Na etapa de qualificação o educando participa de curso em área na qual pretende irá atuar. Logo após, o aluno passa a desenvolver atividades em empresas parceiras do programa. Durante a permanência do aluno nas organizações, as atividades desenvolvidas por eles são acompanhadas pela equipe que desenvolve o Programa.

Durante a fase de qualificação a Secretaria de Educação (Semed) conta com a parceria do Sistema “S”, responsável pela capacitação e execução do Programa. Em setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irá iniciar o curso de Auxiliar de Cozinha que vai atender 30 alunos do Programa.

Os cursos de “Camareiro”, “Copeiro”, “Serviços de Supermercado”, “Auxiliar Administrativo”, “Informática”, “Agente de Limpeza”, “Panificação e Confeitaria” e “Artesanato com garrafas PET” também são disponibilizados ao aluno, dependendo da área de atuação a ser desempenhada pelo educando no mercado de trabalho. A qualificação acontece na Sala Permanente de Educação Profissional, localizada na Unidade de Educação Básica “Luís Viana” (Alemanha) e atende 50 alunos por semestre.

Uma das empresas que recebem os alunos com deficiência da rede municipal de ensino que participam do Oportunizar é a rede de supermercados “Maciel”. De acordo com o gestor de pessoas da organização, Otoniel Mendes, a política de inclusão desenvolvida tem por objetivo fazer com que as pessoas com deficiência se sintam integradas à empresa.

Segundo Otoniel Mendes, as oito lojas possuem no quadro de funcionários um quantitativo superior ao que determina o Decreto 3.298/99 - que trata do preenchimento de 2% a 5% dos cargos das empresas por pessoas que possuem deficiência, a depender do quantitativo total de funcionários contratados. “Mais do que uma questão legal, o que fazemos aqui é dar acesso e sucesso ao nosso funcionário. Queremos que ele faça parte da nossa empresa. É assim que funciona nossa política de inclusão”, destacou o profissional.

Reconhecido pelo trabalho desenvolvido na loja da Cohama do supermercado Maciel, Rafael Jansen, enfatizou a experiência profissional que tem atualmente. “Eu gosto muito de trabalhar aqui. Empacoto, levo as compras dos clientes até os carros no estacionamento, faço entrega nas casas e também trabalho nos setores. Eu recebo gorjetas muito boas todos os dias dos clientes, fora meu salário do mês”, declarou o colaborador com deficiência intelectual absorvido pela rede de supermercados por meio do “Programa Oportunizar”,

Empresas parceiras do Programa Oportunizar

  • Cefor
  • Dan Litoral
  • Construtora Dan Hebert
  • Distribuidora Nascente
  • Supermercados Mateus
  • Supermercados Maciel
Advertisemen