-->

Mineiro de BH troca vice-presidência do Google por ‘Apple chinesa’

Publicidade
O Tempo

São Paulo, SP -. O diretor responsável por produtos com Android no Google, o mineiro Hugo Barra, 36, revelou que está trocando a gigante norte-americana pela fabricante de celulares e outros eletrônicos Xiaomi, de Pequim, empresa da qual será vice-presidente global.

A Xiaomi é considerada a “Apple chinesa”, por fabricar smartphones parecidos com o iPhone. E seu dono, Lei Jun, foi apelidado de “Steve Jobs chinês”, por cultivar a imagem do cofundador da Apple, como o uso de jeans e camisetas escuras.

“Depois de quase cinco anos e meio no Google e quase três anos como um membro do time de Android, decidi iniciar um novo capítulo da minha carreira”, escreveu o executivo na rede social Google Plus. “Em algumas semanas, vou me juntar à equipe da Xiaomi, na China, para ajudá-los a expandir seu incrível portfólio de produtos e de negócios globalmente”, continuou. Seu trabalho, disse, será ainda relacionado com o Android, que é o sistema operacional do Google para smartphones e tablets.

Barra, nascido em Belo Horizonte e formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi o responsável por fazer algumas das apresentações de novos produtos do Google, como no caso do tablet Nexus 7 e de seu sucessor.

Fundada em 2010, a Xiaomi vende celulares, tablets e desenvolve aplicativos, especialmente focada no mercado interno chinês – onde é a marca mais popular, chegando a vender 7 milhões de aparelhos só no primeiro semestre deste ano.

Hugo Barra
Hugo Barra: o executivo fez um negócio da China!
Um de seus aparelhos de topo de linha, o Mi 2S, chegou ao mercado equipado com a versão 4.1 do Android (Jelly Bean). Neste mês, a empresa conseguiu mais uma rodada de financiamento, o que a fez atingir, de acordo com a Bloomberg, um valor de mercado estimado em US$ 10 bilhões.

Trio amoroso

A razão pela qual Barra teria deixado o Google é alvo de especulações. Contudo, uma reportagem do AllThingsD que fala sobre a separação de Sergey Brin, cofundador do Google, e sua mulher Anne Wojcicki fez com que blogs relacionassem o caso a uma disputa amorosa.

Brin, de acordo com a página de fofoca do Vale do Silício Valleywag, está namorando Amanda Rosenberg, a gerente de marketing do Google Glass. A executiva seria um antigo romance de Barra, segundo a publicação. No ano passado, Rosenberg publicou uma foto em que está abraçada com Barra em seu perfil da rede social Google.

Segundo o “Financial Times”, o relacionamento de Brin não está relacionado à saída de Barra do Google, segundo uma pessoa vinculada à empresa. Procurado pelo “Times”, o mineiro não se pronunciou.

Flash

Antes do Google. Antes de trabalhar no Google, o executivo mineiro Hugo Barra criou uma empresa de tecnologia de reconhecimento vocal em Boston.
Advertisemen