-->

Seamus Heaney, poeta ganhador do Nobel de Literatura morre aos 74 anos

Publicidade
Seamus Heaney
Luís FernandoAche Belém e Wikipédia

Belém, PA - Seamus Heaney, premiado em 1995 com o Nobel de Literatura, morreu nesta sexta-feira, 30 de agosto. A informação foi dada pela família do escritor. Heaney tinha 74 anos.

A causa da morte não foi especificada, o falecimento foi apenas informado com uma mensagem curta de sua editora Faber and Faber: "A morte chegou para Seamus Heaney. O poeta e ganhador do Nobel morreu no hospital em Dublin esta manhã, após uma curta doença".

Sofrendo com alguns problemas de saúde nos últimos anos, o irlandês foi poeta, dramaturgo, tradutor, conferencista e destinatário do 1995 o Prêmio Nobel de Literatura.

Premiadíssimo, Heaney além do Nobel de Literatura, recebeu o Geoffrey Faber Memorial Prize (1968), o Prêmio de EM Forster (1975), o Prémio PEN Translation (1985), a Coroa de Ouro da Poesia (2001), Prêmio TS Eliot (2006) e dois prêmios Whitbread (1996 e 1999).

Foi professor de Poesia tanto na universidade de Harvard, quanto em Oxford. No ano de 2012, Heaney foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Lifetime da Griffin Trust por Excelência em Poesia.

Robert Pinsky observou que "com seu dom maravilhoso de olhos e ouvidos Heaney tem o dom do contador de histórias". Robert Lowell o chamou de "o poeta irlandês mais importante desde Yeats" e muitos outros, incluindo o acadêmico John Sutherland, ecoaram o sentimento de que ele era "o maior poeta da nossa época".

Livros publicados em Portugal

Luz Eléctrica / Electric Light (edição bilingue), Quasi Edições (2003)
Poemas, Companhia das Letras (2000)
Antologia Poética, Campo das Letras (1998)
Advertisemen