-->

Parceria garante construção de viadutos em São Luís

Publicidade
Vai ficar assim, em vez da acanhada rotatória, um novo conjunto de viadutos no Calhau
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - A parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado poderá garantir a construção dos viadutos da Forquilha e do Calhau. É o que foi definido durante a segunda rodada de diálogos entre o secretário municipal Rodrigo Marques (Governo) e os estaduais João Abreu (Casa Civil), Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar) nesta quarta-feira (24), no Palácio Henrique de La Rocque.

Pela proposta acordada caberá à prefeitura a elaboração dos projetos executivos e ao governo do Estado executar as obras com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) do governo federal.

O encontro dos representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís cumpriu mais uma etapa para formalizar a parceria institucional, relacionada à viabilização e execução de projetos de mobilidade urbana para a capital.

Rodrigo Marques afirmou que os entendimentos avançaram para a formalização de documento em conjunto, sem superposições e desencontros, a ser entregue à presidenta Dilma Rousseff.

“Dentro do que está proposto no Pacto por São Luís discutimos o que pode ser feito em conjunto entre Prefeitura e Governo do Estado antes que os projetos de mobilidade sejam entregues ao governo federal. Neste segundo encontro, propomos a criação de Comitê Gestor para acompanhar as obras e a elaboração de um memorando delineando as incumbências de cada um”, disse.

O documento definirá responsabilidades, prazos e cronograma de trabalho. Os dois viadutos darão mais fluidez ao trânsito e têm gastos estimados em R$ 120 milhões.

Marques disse que o Comitê Gestor das obras será constituído por representantes dos dois governos e da sociedade civil.

A Prefeitura chegou a propor também, no intuito de dar celeridade maior ao processo, que fosse feito um convênio entre as partes com a finalidade de dar agilidade às obras. Os representantes do governo justificaram a impossibilidade sob o argumento de que os recursos são oriundos de empréstimo junto ao BNDES.

“Uma minuta também será construída em conjunto pelas assessorias jurídicas da prefeitura e governo e submetida à apreciação do prefeito e da governadora. Vale ressaltar que além do item mobilidade urbana, foram tratados assuntos também sobre parcerias nas áreas de educação, saúde, segurança, entre outras”, informou Rodrigo Marques.

Viaduto Forquilha
Viaduto da Forquilha desafoga trânsito naquela região da capital do Maranhão
Advertisemen