-->

Ride Grande Teresina, o desafio somente começou

Publicidade
Weverton Rocha, Blog do John Cutrim

Logo no início da semana, para atender solicitação do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, deputados federais do Maranhão se deslocaram até a aquela cidade fronteiriça com o Piauí para apoiar o relançamento da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina.

A reativação da Ride Grande Teresina tem como objetivo garantir aportes consideráveis de recursos junto á órgãos federais, a exemplo da Codevasf e o Ministério a Integração Nacional.

Jovem deputado federal do PDT e jovem prefeito maranhense:
Weverton Rocha (E) e o prefeito de Timon, Luciano Leitoa
Os desafios somente começaram.

À margem direita do rio Parnaíba, estão garantidos na Ride:: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazaria e União e, claro, a capital Teresina.

Nosso desafio é ampliar os recursos para a Região Integrada e incluir mais municípios do Maranhão. Monsenhor Gil, por exemplo, está localizado a 59km a sudeste de Teresina. Altos, a 40km da capital do Piauí. E Beneditinos, a 92km.

Vamos propor ao ministro Fernando Bezerra, a ampliação da Ride Grande Teresina para o lado maranhense, com a inclusão dos municípios que ficam no raio de 100km, a exemplo de Caxias (68km) e Parnarama (89km).

Também, na mesma proposta, a inclusão dos que estão mais distantes, apenas, porque as estradas foram mal dispostas, é o caso de Matões (112km), São João do Soter (129km) e Codó (169km), entre outros.

Desenvolvimento significa garantia, como fizemos ao participar e apoiar Timon. Mas, também inclusão, com mais cidades do nosso Estado.

No próximo dia 17 de maio, o ministro Fernando Bezerra Coelho estará em Teresina para empossar o Conselho da Ride formado por um representante dos Municípios (Teresina), dos governos do Maranhão e Piauí e ainda dos Ministérios do Desenvolvimento Nacional, Fazenda e Planejamento.

Outro desafio importante é distinguir políticas públicas de política partidária. A primeira dura os quatro anos e a segunda tem sua força maior após as convenções do mês de junho do ano da eleição.

Neste aspecto, é fundamental que a bancada maranhense de deputados federais tenha pautas comuns. Diversas Regiões de Integração foram criadas no País, apenas duas prosperam porque recebem recursos oriundas do Orçamento da União: Entorno de Brasília e Petrolina.

O sucesso destas duas deveu-se à grandeza dos deputados federais do Distrito Federal e de Pernambuco que, apesar da política partidária que os colocavam em lugares opostos, souberam juntar forças para alocar verbas orçamentárias e extraorçamentárias para este tipo de política pública.

Os deputados federais do Maranhão, juntos, somos fortes. Podemos e devemos fazer política pública para minorar o sofrimento da nossa gente.

Quem é vacinado, nada teme deste tipo de aproximação. Estaremos no próximo ano, na mesma estrada cuja pavimentação começou no ano passado.

Nota do John Cutrim: Weverton Rocha é administrador com especialização em gestão pública. É deputado federal pelo PDT-MA e membro titular da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.
Advertisemen