-->

Notícia é artesanato, mistura de arte com ciência!

Publicidade
Frederico Luiz

Imperatriz, MA - Os parágrafos abaixo estão no artigo científico 'Nem imparcial, nem engajado: O repórter como artífice da notícia', de Marcelo Canella.

É somente um aperitivo. Com o prato principal, o artigo completo aqui (Arquivo PDF), segue a sobremesa que é a reflexão tanto para quem noticia quanto para quem lê.

Patchwork

Para ter qualidade, quem ainda depende das mãos ou da voz no processo de produção é a notícia. Puro artesanato. Há quem prefira outro nome, mais atual: patchwork.

Boa leitura.
"Discordo, entretanto, que o inusitado, o sensacional, o incomum desconectado das circunstâncias que o cercam mereça mais espaço na mídia do que fatos mais previsíveis, porém muito mais importantes. Se um homem nu desfilar no Congresso Nacional para fazer lobby do nudismo no dia da votação de uma nova lei de reforma agrária, por exemplo, sem dúvida alguma vai virar notícia. Mas o resultado da votação deveria ter destaque maior do que o protesto inusitado". (Marcelo Canella).
"Em um ensaio, o jornalista Perseu Abramo (1988) considera a imparcialidade e a neutralidade conceitos que estão no campo da ação e do comportamento moral. Para ele, é preciso distingui-los do conceito de objetividade que, este sim, se situa no campo do conhecimento. Ao contrário da imparcialidade e da neutralidade, que têm caráter moralista e moralizante, a objetividade é fruto da relação que se estabelece entre o sujeito observador e o objeto observado no momento do conhecimento. Perseu Abramo descrê na imparcialidade e na neutralidade, mas acredita “na possibilidade concreta de buscar a objetividade e de tentar aproximar-se o máximo dela”. (Marcelo Canella).
"Desde o começo de minha carreira tenho me dedicado a propor a cobertura de temas ligados aos direitos sociais e aos direitos humanos, ou seja, vivo tentando emplacar algum item da agenda social. E faço isso porque, como ensinou Cláudio Abramo (1993), não existe ética dupla. O que me incomoda como cidadão, me incomoda como jornalista. Portanto, pensando dessa forma, é natural que eu enxergue fatos jornalísticos nas contradições da sociedade brasileira. As ferramentas profissionais que utilizo para isso são as do jornalismo informativo: a objetividade, a busca da precisão, o apego à especificidade. do acontecimento. E, claro, a busca do contexto, as interconexões entre os fatos, a relação entre causa e conseqüência etc".  (Marcelo Canella).
Advertisemen