-->

Prefeitura abre oficialmente o Carnaval neste sábado

Publicidade
Rafaela Vidigal, Prefeitura de São Luís

São Luís, MA - Com o tema “São Luís, Capital Brasileira da Alegria”, a Prefeitura de São Luís realiza neste sábado (9), a partir das 17h, na Praça Maria Aragão, a abertura oficial do Carnaval 2013. Entre os dias 09 e 12, o local será o palco principal das programações carnavalescas organizadas pela Prefeitura, que descentralizou a folia, investindo principalmente em carnavais comunitários.

“A nossa expectativa é de que o carnaval seja alegre, festivo, tranquilo, que as pessoas possam brincar com segurança, já que teremos outros pontos de folia que possibilitarão a crianças, jovens e adultos, diversão próxima de casa, se assim preferirem”, declarou Francisco Gonçalves, presidente da Fundação de Cultura (Func).


Com previsão de dez mil pessoas por dia, o palco da Maria Aragão contará com uma grande estrutura para atender aos foliões durante os dias de festa. Serão dez barracas para comercialização de comidas e bebidas, banheiros químicos, amplo estacionamento e segurança. Esse ano, as pessoas com mobilidade reduzida como cadeirantes, por exemplo, ficarão em um espaço especial para que possam assistir às apresentações com visão privilegiada.

Durante os quatro dias, a festança contará com a participação de 40 atrações. Sempre com início às 17 horas, a programação trará shows voltados para o público infantil, e seguirá com apresentações das mais diversas manifestações carnavalescas até às 23 horas. No sábado gordo (9), passará pelo palco o Tambor de Crioula de Apolônio, show Cantiga de Roda com a cantora Rosa Reis e, as bandas Argumento, Mix in Brasil, Jegue Folia e Mákina Du Tempo.

No domingo (10), os foliões vão poder conferir o Tambor de Crioula da Fé em Deus, show com César Teixeira, Troupe Carnavalesca com Sandra Cordeiro, Palhaço Irê e Silvana Cartágenes, Mano Borges, Vamu di Samba, Banda Big Band, Banda Baré de Casco e, o encerramento ficará a cargo da Bateria da Escola de Samba Turma do Quinto.

Já no dia 11, segunda-feira, será a vez do Tambor de Crioula de Leonardo, show com o Quinteto da Folia composto pelos cantores Gilvan Mocidade, Jota Júnior, Jailson Pereira, Wallace Godinho e Alessandra Loba, Carnareggae com a Banda Filhos de Jah e os cantores Zé Lopes, Santa Cruz e Célia Sampaio, além da Banda Vagabundos do Jegue e a Bateria da Favela do Samba.

Encerrando a folia, na terça-feira (12), terá Afro Encanto, um encontro dos blocos afros com a participação dos grupos: Akomabu, Abibimã, Jurerê, Oficina Afro, Aruanda, Didara, Omnirá, Abiyeê Maylô, Gdam e Netos de Nanã. Logo em seguida, tem show com Tereza Cantu, Máquina de Descascar Alho, Bicho Terra e Trupiada da Ilha.

Polos de Alegria
A partir de um maior diálogo com as comunidades, a Func criou o Carnaval Comunitário da Alegria, que contemplará os polos do Anjo da Guarda, Cohab/Cohatrac e Desterro. Nestes locais, a Func irá disponibilizar estrutura de palco, som, luz, banheiros químicos e programação artística, além dos serviços públicos oferecidos pelo município. De acordo com Gigi Moreira, coordenador do Carnaval Comunitário da Alegria, a Fundação está apoiando o carnaval nas comunidades já o fazem, englobando os grupos comunitários e instituições e, não somente, as agremiações. “Esta experiência visa resgatar o carnaval que acontece durante o dia, onde as famílias e os amigos se reúnem para brincar”, afirma.

No polo do Anjo da Guarda, a folia acontece no Viva Largo do Teatro, em frente ao Teatro Itapicuraíba, das 17h às 23h. O espaço tem capacidade para receber em torno de três mil brincantes. No domingo gordo (10), terá Baile, Programação Comunitária, Grupo Zabumbaça, Banda Confraria do Copo e Bicho Terra. Na segunda-feira (11), a programação começa com Baile, seguida de show com Mano Borges, Grupo Madrillenus e, o encerramento fica com a Banda Jegue Folia.

No polo da Cohab/Cohatrac, com capacidade para cinco mil pessoas, os foliões irão se concentrar no Largo da Feira Livre, no Planalto Anil II, das 17h às 23h. No domingo (10), a festa começa com Baile, Bandas Sem Limite, Q-Bixa Elétrica, Vagabundos do Jegue e Máquina de Descascar Alho, além de show com Ronald Pinheiro. E, na segunda-feira (11), a programação tem início com o Baile, Banda Sem Limite, Bicho Terra e as Bandas Big Band, Argumento e Lapada.

Já no polo do Desterro, na Praça da Escola Flor do Samba, cuja área de público atende até dois mil foliões, a folia começa na segunda-feira (11), com Baile, show com o Grupo Lamparina, Banda Tirando Onda e encerra com Confraria do Copo. E, no último dia de festa, terça-feira (12), a programação terá início com Baile, seguido de Sindicato do Samba, show com o Quinteto da Folia (Gilvan Mocidade, Jota Júnior, Jailson Pereira, Wallace Godinho e Alessandra Loba) e finaliza com a Banda Bicicleta do Samba.

Eventos comunitários
Além da programação da Maria Aragão e dos polos comunitários, a Func está apoiando, desde a temporada pré-carnavalesca, diversos eventos distribuídos pelos bairros da capital, como o Baile do Parangolé, realizado há quatro anos pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. O Baile acontece neste sábado (9), a partir das 14h, no Porto da Gabi. Também é parceira dos Bailes de Carnaval da Associação dos Servidores da UFMA, que acontecem nos dias 10 e 12 de fevereiro, das 16h às 20h.

Outro evento que também está contando com a colaboração da Prefeitura é o Carnaval de 2ª do Laborarte, que acontece no dia 12, na Rua Jansen Muller, 42, no centro da cidade. A apresentação do Bloco Afro Akomabu, dia 11, às 16h, no Centro de Cultura Negra (CCN), também está garantida via parceria com a Func. Além, dos Bailes Mirins “Verde e Rosa” e “Serpentina”, na sede da Turma de Mangueira que acontece dia 12, das 15h às 20h.

Conforto e segurança garantida
Para assegurar total segurança e conforto nos quatro dias de folia na capital maranhense, a Prefeitura de São Luís está disponibilizando serviços de várias secretarias municipais. O objetivo é garantir, entre outras coisas, o disciplinamento do trânsito e do comércio informal, equipes médicas de plantão nos locais dos eventos, equipes da Vigilância Sanitária, segurança pública, serviços de capina e limpeza e reforço na iluminação, além de solicitar apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Advertisemen