-->

PDT e o PC chinês realizam seminário em Brasília e Pequim

Publicidade
Escolas de Formação do PDT e PC Chinês promovem seminário conjunto
Brasília, DF - A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) de estudos políticos do PDT e a escola de governo do Partido Comunista da China (PCCh) deverão realizar em abril um seminário em Brasília para aprofundar as relações entre os dois partidos e discutir o momento internacional – segundo foi anunciado ontem (28/1) ao final do encontro entre uma delegação da Escola Superior de Estudos Políticos do PCCh, chefiada pelo seu vice-presidente executivo, Li Jingtian, e o Secretário Geral do PDT, Manoel Dias, também presidente nacional da Fundação Brizola-Pasqualini.

Direto da Aldeia disponibiliza:
Resoluções do Congresso do PC Chinês (Visualizar, Download)

No final da reunião, as duas escolas anunciaram a decisão de promover o seminário conjunto que se intitulará "Brasil e china - Desafios e Oportunidades”. Ainda no encontro, a delegação chinesa buscou responder dúvidas e prestar esclarecimentos referentes a economia, sociedade e formação de líderes do partido comunista chinês.



“A escola central é responsável pela formação de 3.000 estudantes por ano, que serão líderes e representantes do partido comunista chinês. Todos os líderes do PCCh passam pela Escola Central” – explicou Li Jingtian.

Ao concordar com a realização do seminário bilateral em abril próximo – proposta feita por Manoel Dias – Li Jingtian aperfeiçoou a sugestão: que os dois partidos promovessem encontro semelhante em Pequim, em abril de 2014, para aprofundar ainda mais as suas relações. Idéia prontamente aceita por Manoel Dias que também elogiou as conclusões do XVIII Congresso do Partido Comunista Chinês, no final do ano passado, dizendo que elas servem não só aos chineses, mas para toda a humanidade. Por isso anunciou que disponibilizaria parte do relatório do Congresso, em português, na página nacional do PDT.

Manoel Dias também historiou as relações dos trabalhistas brasileiros com o PC chinês a partir da visita realizada a Pequim, em 1961, pelo então vice-presidente brasileiro João Goulart – recebido pelos líderes máximos da China de então: Mao Tse Tung, e Chou En Lai. Dias relatou a tentativa de golpe da direita militar logo após a renúncia de Jânio Quadros exatamente quando Jango estava na China e a reação ao golpe liderada pelo governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, fundador do PDT, que manteve ao longo de toda sua vida ótimas relações políticas com o PCCh.

Em seguida a comitiva assistiu a um vídeo especialmente preparado com imagens da visita do vice-presidente João Goulart à China, seguidas de rápida e detalhada apresentação do trabalho que o PDT desenvolve, através da Universidade Leonel Brizola e da Fundação Brizola Pasqualini, para a preparação de seus quadros políticos.

“Esta é uma síntese de nosso trabalho”, disse Manoel Dias, antes de justificar a ausência do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, em visita oficial à Portugal para participar de reunião do Conselho Político da Internacional Socialista (IS).

Li Jingtian explicou aos presentes que a escola de governo do PCCh tem a tarefa de treinar e educar todos os líderes da China em cursos que duram em média seis meses e que reúnem cerca de 1.500 dirigentes chineses procedentes de todos os lugares da China, por semestre, formando cerca de 3 mil deles, anualmente. “Todos os alunos são – ou serão - governadores, deputados e líderes do PC”, explicou detalhando que eles precisam passar, obrigatoriamente, pela escola de governo que no passado teve entre seus dirigentes personalidades do porte de Mao Tse Tung e Deng Chiao Ping.

Explicou que o corpo docente tem cerca de 300 professores permanentes, todos importantes na formação dos líderes do PC e disse ainda que a escola começou a funcionar ainda nos anos 30 e tem uma longa história nesses cerca de 80 anos de vida, sempre com integral apoio do Comitê Central do PC chinês.

A delegação chinesa com seis integrantes, que chegou pontualmente às 10 da manhã na sede nacional do PDT, por volta de meio dia participou de almoço em uma churrascaria de Brasília. A reunião foi transmitida ao vivo pela Rádio Legalidade e por vídeo web através da Universidade aberta Leonel Brizola.

O Senador da República Cristovam Buarque (PDT-DF), presente, propôs aos chineses a formação de um grupo de estudo com o objetivo de debater e refletir soluções nos campos sociais e econômicos do Brasil e da China, colocando-se à disposição para integrá-lo. Cristovam elogiou a escola de formação de líderes do PC chinês por preservar o passado milenar da cultura chinesa e ao mesmo tempo lançar as bases e trabalhar em direção ao futuro da China. Elogiou também as soluções econômicas que a China vem obtendo, que considerou lições para o mundo já que em tão pouco tempo a China vem obtendo resultados fantásticos com seu projeto nacionalista.

Disse também que o Brasil tinha muito que aprender com a China, especialmente na área da educação voltada para crianças e jovens, que considera exemplar em termos de educação pública:

“Temos muito que aprender com a China nesse sentido. Crianças e jovens são a construção do futuro e precisam de uma boa base educacional para isso. Mas educação não constrói o futuro se não formos capazes de fazer duas coias que os chineses estão fazendo: investindo continuamente no setor e na transformação dessa educação em resultados práticos, como investimento em ciência e tecnologia.”

O vice-presidente executivo da Escola Central, Li Jingtian, disse por sua vez que a China também tem o que aprender com o Brasil, especialmente na luta contra a desigualdade social:

“O crescimento econômico da China é grande, mas desigual. No leste o país é forte e desenvolvido, mas o Oeste do país ainda precisa se desenvolver.”

Li Jingtian falou ainda da importância da auto-determinação dos povos, de cada país tentar encontrar o seu próprio caminho para o desenvolvimento, reiterando que embora a China já ocupe um lugar de destaque no mundo, a renda per capita dela é a metade da renda per capita do Brasil e ainda há grande obstáculos a serem vencidos e que a China conta com a parceria e a colaboração do Brasil na luta pelo desenvolvimento.

Além dos dirigentes da escola de governo do PCCh, como o seu diretor Zhaou Weimin; entre outros, participaram do encontro os senadores Acyr Gurgaz, Líder do PDT no Senado e Cristovam Buarque, este apresentado à delegação chinesa como ex-Reitor da Universidade de Brasília, ex-Ministro da Educação do Brasil e uma das maiores autoridades do país em Educação. Também estiveram presentes os deputados federais Weverton Rocha (PDT-MA) e Flávia Morais (PDT-GO), a Prefeita do município catarinense de Bombinhas, Paulinha; o presidente do PDT-DF, George Michael e os presidentes da Juventude, do Movimento dos Aposentados e das seções estaduais da Fundação Brizola-Pasqualini do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – além das equipes da ULB e da Rádio Legalidade.
Ao final, houve a tradicional troca de presentes entre Lig Jingtian e Manoel Dias, e cada integrante da delegação chinesa recebeu um kit contendo, além de publicações da FLB-AP, um CD com várias músicas brasileiras de diferentes gêneros musicais.
Advertisemen