-->

Promotora de justiça Elda Maria Moureira não resiste a AVC

Publicidade
Elias Lacerda, Ludwig Almeida e John Cutrim

Confirmado o falecimento da promotora de justiça Elda Maria Moureira. O falecimento ocorreu às 7 horas da manhã deste sábado,2. Ela estava internada na UTI do hospital São Marcos desde o último dia 21 de janeiro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No dia seguinte, na terça,22, a promotora chegou a apresentar melhora considerável. Ficou consciente, reconheceu a todos que lhe visitaram e até sorria. Neste dia a equipe médica chegou a cogitar sua transferência para um apartamento. Entretanto, de quarta-feira em diante Elda Maria Moureira teve recaídas muito consideráveis no seu estado de saúde.

Sem nunca ter deixado a Unidade de Terapia Intensiva do hospital, Elda Maria Moureira foi desenganada dos médicos. Eles diziam que seu quadro de saúde era irreversível.

Na quarta-feira última, dia 30, a equipe médica declarou a morte cerebral dela.

Simpática, alegre e sempre atenciosa com todos que procuraram seus serviços na promotoria de Timon, a promotora vai deixar saudades em muitos timonenses. São vários os segmentos da sociedade local que ainda estão chocados com sua perda.

Velório em Timon
Por Timon, além de seu trabalho de fiscal da lei, a promotora também fazia muitos trabalhos sociais. Era comum aos sábados e domingos deixar o conforto do seu lar para trabalhar em ações sociais em bairros da periferia da cidade. Por conta dessa solidariedade aos menos favorecidos da nossa cidade, o corpo dela será velado logo mais a partir das 11 horas, no auditório do Fórum de Timon.

O corpo dela não deve permanecer na cidade por muito tempo. Fala-se que ficará somente por uma hora e meia. Em seguida será levado para Castelo do Piauí, terra natal da Promotora e onde será sepultado.

Elda Maria Moureira tinha 47 anos de idade. Ela deixa duas filhas e o marido, José Ronaldo, policial civil do Maranhão que trabalha em Timon.

MP lamenta
O Ministério Público do Maranhão informa, com extremo pesar, o falecimento da promotora de justiça Elda Maria Alves Moureira, titular da 4ª Promotoria Cível da Comarca de Timon. A promotora estava internada no Hospital São Marcos, em Teresina-PI, após sofrer dois acidentes vasculares cerebrais.

O velório da promotora será realizado, inicialmente, no Fórum da cidade de Timon (Rua Elizete Oliveira Farias, 167 – Parque Piauí). Em seguida, o corpo da promotora de justiça segue para o município de Castelo do Piauí, sua cidade natal, onde será sepultado.

Elda Moureira ingressou no Ministério Público do Maranhão em maio de 1992 e, desde 1996, vinha atuando na Comarca de Timon. Um dos últimos resultados de sua atuação foi um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) que prevê a reforma do presídio Jorge Vieira e a construção de uma nova unidade prisional em Timon. O TAC suspendeu o andamento de uma Ação Civil Pública, proposta pela promotora em novembro de 2012, a respeito das condições insatisfatórias do sistema prisional em Timon, cuja fiscalização e acompanhamento estavam entre as suas atribuições. (Dos blogs do Elias Lacerda e Ludwig Almeida)
Advertisemen