-->

Flávio Dino: Carnaval, diversidade e turismo

Publicidade
Flávio Dino, Jornal Pequeno

São Luís, MA - Se a principal marca da cultura brasileira é a diversidade, não há amostra melhor do que somos do que o carnaval. Nos quatro dias de festas, somos capazes de, em cada cidade de nosso país, expressar as diferentes formas de sermos brasileiros. As mais diferentes expressões culturais afloram com toda sua beleza: o frevo em Recife; os blocos afros em Salvador; os desfiles de escola de samba no Rio de Janeiro; o carnaval nos bairros de São Luís, e tantas outras expressões das diversas formas de se chamar brasileiro.

Essa vibrante dinâmica cultural chama a atenção do mundo todo. E traz ao Brasil centenas de milhares de estrangeiros. Somente em 2011, foram 579 mil turistas estrangeiros durante o mês do carnaval, o 2º melhor resultado do ano. Para este ano, são estimadas mais de seis milhões de viagens dentro do país – considerando turistas estrangeiros e brasileiros.

Portanto, nossa diversidade cultural gera e estimula uma máquina importante: a economia da cultura. No mês do carnaval do ano passado, os turistas estrangeiros injetaram 617 milhões de dólares em nosso país, ou seja, mais de R$ 1 bilhão. É dinheiro que gera renda a milhares de pessoas, como artesãos, comerciantes, vendedores ambulantes, costureiras e toda a ampla cadeia do turismo (hotéis, restaurantes, taxistas etc).

Por isso, na Embratur, realizamos periodicamente press trips – que são viagens guiadas de jornalistas – para conhecerem o Brasil. Este ano, atendendo à demanda de veículos internacionais, estamos trazendo jornalistas estrangeiros para conhecerem os principais eventos carnavalescos. E já estamos preparando uma press trip para as festas juninas. É uma forma de divulgar nossa cultura e contribuir com o aumento do ingresso de divisas no país.

A pujança do carnaval também mostra ao público estrangeiro que já estamos aptos, desde já, à realização dos megaeventos. Muitas das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014, por exemplo, recebem mais turistas durante os dias de carnaval do que receberão nos jogos de futebol. Por conseguinte, fica mais que comprovada nossa capacidade na realização de grandes eventos de massa.

Aqui no Maranhão, várias cidades, conhecidas pelos seus animados carnavais de rua que reúnem milhares de turistas, fazem com que o sentimento de confraternização e festa contagie a todos a um só tempo. Além de reunir famílias e amigos, impulsiona-se a produção regional, o setor de hotelaria e o comércio dessas cidades.

Em São Luís, o carnaval de rua sempre foi e sempre será nosso principal atrativo. Com a descentralização do incentivo às brincadeiras de carnaval em diferentes bairros, um contingente ainda maior de cidadãos pode participar, perto das suas casas e gerando trabalho em toda a cidade. Desse modo, diversificam-se as oportunidades de lazer e também de negócios para microempreendedores.

Em meio às festas deste período é importante, porém, que haja prudência, respeito às leis e ao próximo. Um carnaval sem violência e sem álcool na direção é a combinação perfeita para que tudo corra bem em um período tão importante para o Brasil.

Nota do Jornal Pequeno: Flávio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal.
Advertisemen