-->

Fraude eleitoral: Roseana cancela licitações de hospitais em Imperatriz, Chapadinha, Caxias e Pinheiro, obras seriam concluídas em 18 meses

Publicidade
Waldemar Ter, Agência Assembleia

São Luís (MA) - O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Marcelo Tavares (PSB), denunciou, na sessão desta segunda-feira (26), que o governo do Maranhão anulou a concorrência para a construção de um hospital de 50 leitos em Chapadinha e de outros de 100 leitos, de alta complexidade, em Caxias, Imperatriz, Pinheiro e Santa Inês.

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, fala sobre a construção dos cinco novos hospitais
O parlamentar criticou ainda os números do Produto Interno Bruto (PIB), que colocam a economia do Maranhão em último no país, e o fato do Maranhão possuir três escolas entre as cinco com piores notas do Enem 2011, tendo, inclusive, a pior, em São Domingos do Azeitão. Também informou que o Governo do Estado determinou a realização de outra reforma no Hospital Carlos Macieira, o que vai fazer com que a obra se aproxime dos R$ 300 milhões, dinheiro, segundo o parlamentar, que daria para construir cinco hospitais desta natureza.

Anuncio eleitoreiro
O Progresso noticiou construção do hospital em 22 de setembro
Valéria Macedo caiu no conto da Roseana, confirma Blogueiro

O deputado disse que essas decisões são da governadora Roseana Sarney (PMDB) e da Secretaria de Saúde, que não tem Comissão Central de Licitação, “órgão que Roseana disse que criou para centralizar as licitações; só balela, porque a Secretaria de Saúde, por exemplo, faz todas as suas licitações”. Quem assina tudo é Mauro Henrique Sousa Muniz, presidente da Comissão Setorial de Licitação. “Não haverá hospital em Chapadinha, mas a governadora fez um ato solene de assinatura desses editais, solene para ganhar eleição”, lamentou.

Enem Pior
Marcelo Tavares revelou que calculou a média das notas das escolas privadas, para ver se estavam comprometendo o índice do Enem maranhense, mas descobriu, que na verdade, o problema é com as públicas. “Somente nas escolas estaduais, em 2010, a nota foi 447. Em 2011, caiu para 441. Ou seja, nós estamos crescendo pra baixo como rabo de cavalo”, garantiu. O deputado assegurou que o governo parece não sensibilizar com os números ruins.

De acordo com o deputado, “quem perde, sobretudo, oportunidade, é a juventude que está cada vez mais sem perspectiva, porque termina o ensino médio e não tem a menor chance de conseguir uma vaga na universidade ou de conseguir um bom emprego, porque a qualidade de ensino aqui é a pior do país”.

Menor PIB
Segundo Marcelo Tavares, o grande problema da educação maranhense é que não há investimento nos profissionais da educação, sem valorização e sem organização de carreira e não se estimula uma perspectiva que possa engajar essa mão de obra especializada, preparada para ajudar a mudar essa realidade. “É por isso que o PIB revela para nós também outro indicador: temos o pior PIB per capita do Brasil. Porque os piores indicadores educacionais também estão aqui”, avaliou.

Marcelo Tavares rebateu a defesa feita pelo líder do Governo, César Pires (DEM), que alegou que houve a anulação das licitações dos hospitais para que os projetos sejam bancados com os recursos do empréstimo solicitado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), de R$ 2,8 bilhões. O líder da oposição disse que esses recursos vão demorar a chegar porque precisam passar por análises do banco e outros organismos federais e chamou o governo de “incompetente”. Tavares solicitou também que a Assembleia Legislativa chame o secretário de Saúde, Ricardo Murad, para esclarecer os motivos da anulação das licitações dos hospitais.

Nota do Editor: O título é nosso. O original é "Marcelo denuncia anulação de licitação de hospital e critica números do PIB e do Enem". A foto e a legenda é da edição de 22 de setembro de O Progresso.
Advertisemen