-->

Polícia indiciam quatro por linchamento de homem que degolou o enteado após beber o sangue do cachorro e da galinha

Publicidade
Daniele Brabo, Diário do Pará e RBATV

Pelo menos quatro pessoas serão indiciadas pela barbárie ocorrida na localidade de Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, no oeste paraense. De acordo com o delegado da Polícia Civil local, Artur Braga, cerca de 200 populares lincharam e queimaram o agricultor Paulo Sérgio Pereira da Silva, 32 anos, depois dele ter degolado o enteado de apenas quatro anos, na noite do último sábado (25).

O homem teria discutido com a esposa, Josefa Carolina Leite da Silva, e saído de casa. Quando retornou, apresentando sintomas de embriaguez, tentou agredi-la e destruiu móveis e eletrodomésticos. Bastante alterado, Paulo Sérgio cortou a cabeça de um cachorro e de uma galinha e em seguida bebeu o sangue dos dois animais. “Ele chegou a dizer que o sangue estava muito gostoso”, contou o delegado, com base no relato da esposa de Paulo.

Assustada, Josefa pegou o filho mais velho, de oito anos, e correu em busca de socorro. Quando retornou com os vizinhos, o agricultor já havia degolado o enteado de quatro anos, que estava dormindo.

O homem foi mantido dentro da casa pelos vizinhos até a chegada da polícia, mas ao chegar na delegacia, populares revoltados invadiram a unidade e o arrancaram da cela, iniciando uma sucessão de socos, chutes e pancadas com pedaços de ferro. O linchamento culminou com uma fogueira, na qual Paulo Sérgio foi queimado. O corpo ficou irreconhecível.

A polícia acredita que Paulo Sérgio já estava morto quando foi queimado. “A cabeça dele já estava completamente esmagada e com massa encefálica espalhada, no momento em que foi jogado na fogueira”, disse o delegado. Somente uma necropsia poderia confirmar se a vitima estava morta ou viva ao ser queimada, no entanto, foi feito apenas o procedimento de exame cadavérico para atestar o óbito.

Segundo Artur Braga, o distrito de Castelo dos Sonhos não dispõe de estrutura para fazer a transferência para o Instituto Médico Legal (IML) mais próximo, que fica em Santarém, por isso o corpo já foi liberado para o funeral. O corpo da criança de quatro anos, assassinada pelo agricultor, está sendo velado por familiares nesta segunda-feira (27) e deve ser levado para o estado do Mato Grosso, onde será enterrado.

A revolta
O irmão de Josefa Carolina é apontado pela polícia como um dos principais suspeitos de incitar a população a invadir a delegacia e matar Paulo Sérgio em praça pública. O delegado da cidade declarou que ainda estão sendo feitos levantamentos para identificar outros envolvidos na organização da revolta. “Uma pessoa usou um carro-som para chamar a população para matar o homem”, contou Braga.

Na delegacia de Castelo dos Sonhos, os prejuízos ainda não foram calculados. Inclusive, apenas dois policiais civis e quatro policiais militares compõe o efetivo do distrito. Os moradores depredaram o muro da unidade, quebraram telhas, janelas e o portão. "Na hora, olhamos sem poder fazer nada para impedir a fúria da população", afirmou o delegado. As pessoas indiciadas devem responder tanto pela destruição do patrimônio público quanto pela morte do agricultor.

Imagens fortes


Advertisemen