-->

Republicanos e democratas chegam a acordo provisório sobre dívida dos EUA

Publicidade
Em cima da mesa, em contrapartida do aumento do limite de endividamento do país, estará um acordo para redução de 2,8 biliões de dólares do défice na próxima década, diz a CNN, citando duas fontes ligadas ao processo.

Os dirigentes republicanos e democratas estarão agora a dar conhecimento aos restantes membros dos partidos no Senado e na Câmara dos Representantes, para obterem as suas reações a este acordo, que, diz a CNN, ainda é provisório e continua a ser negociado entre a Casa Branca e a liderança dos dois partidos no Congresso.

Dirigentes democratas e republicanos no  Congresso dos Estados Unidos
informaram hoje que atingiram um acordo para o aumento do teto
de endividamento do país por mais um ano, indica  a televisão CNN
O plano deverá permitir um aumento do teto de endividamento em duas etapas, as duas a ocorrer automaticamente -- uma exigência dos democratas para evitarem uma situação semelhante à atual --, e deverá permitir que este seja aumentado de forma a permitir que os Estados Unidos continuem a cumprir as suas obrigações, pelo menos, até ao final de 2012.

O acordo prevê cortes de despesa imediatos que totalizem cerca de um bilião de dólares, indicam as mesmas fontes, e uma comissão especial a criar pelo Congresso terá ainda de recomendar formas para a redução adicional de despesa, cujos cortes totalizem 1,8 biliões de dólares até ao Dia de Ação de Graças (24 de novembro).

Caso o Congresso não aprove até ao final de dezembro os cortes na despesa, irão entrar em vigor cortes automáticos, incluindo na Defesa e na Saúde.

Fonte: SIC - Portugal
Advertisemen