-->

Tweets favela do Rio cria celebridade de noite

Publicidade
BBC de Londres destaca @vozdacomunidade

Por Tim Hirsch

Para os últimos dias, os brasileiros assistiram transfixed como cenas mais uma reminiscência do Iraque ou do Afeganistão do que da sua "cidade maravilhosa" próprias, Rio de Janeiro, desdobrado ao vivo nas telas de TV.

Fumaça subindo do ônibus em chamas, veículos blindados que se deslocam para as favelas em expansão, os traficantes de drogas pesadamente armados, que fogem em encostas arborizadas para escapar da operação policial avançar - todas essas imagens foram transmitidas diretamente a partir de helicópteros em salas de todo o Brasil.

Nos estúdios, uma sucessão de especialistas em segurança, sociólogos, juristas e antropólogos têm ajudado apresentadores preencher o tempo e interpretar o que estava acontecendo no "morros" (montanhas), como a acentuada inclinação favelas são conhecidos.

As vozes das pessoas que vivem dentro das favelas em si eram em grande parte ausentes da cobertura mainstream.

Os espectadores só poderia saber o que era para os moradores do Complexo do Alemao, ou alemão é complexo, escondido da vista dos jornalistas à prova de bala de jaqueta agachado na entrada.

Vista do interior
Mas aqueles que se voltaram para o Twitter não tem que querer saber.

Um notável, improvisado serviço de notícias em tempo real estava sendo transmitidas para fora da favela, e reuniu seguidores exponencialmente em um clássico explosão "viral" de interesse.

O usuário vozdacomunidade @, ou Voz da Comunidade, começou a enviar tweets para fora na hora do almoço no sábado, descrevendo minuto a minuto as rajadas de tiros, explosões e helicópteros sobrevoando. Na noite de domingo mais de 20.000 seguidores já tinham assinado.

O que faz esta comunidade micro-blog mais extraordinário é que nenhum de seus "jornalistas" é sobre a idade de 17.

No seu coração é uma estudante de jornalismo aspirante chamado Rene Silva, coordenador da operação a partir de um PC na casa de sua avó em Morro de Adeus no Complexo do Alemao, ajudado por uma pequena rede de adolescente "correspondentes", baseado em pontos estratégicos da favela, cada tweeting independente.

Aos 17 anos, Rene é nenhum novato quando se trata de jornalismo comunitário. Ele fundou um jornal mensal, também chamado de Voz da comunidade, quando ele tinha apenas 11.

Atuando como repórter, fotógrafo, impressora e gerente de vendas de publicidade, René tem usado o jornal para destacar os problemas enfrentados por moradores da favela, e logo se tornou um ponto focal para a comunidade. As empresas locais apoiaram o jornal, com publicidade, e que atraiu o patrocínio de uma das operadoras brasileiras de telefonia móvel.

Voz da ComUnidade tem atualmente uma tiragem de cerca de 5.000
Quando se tornou evidente a sua comunidade no centro das atenções da mídia, René começou a twittar. Não demorou muito para o brasileiro "Twittersphere" a tomar conhecimento.

"Agora um intenso tiroteio no Complexo", "As metralhadoras e explosões ao redor", "Pessoas andando panos brancos pedindo paz" - estes foram os tipos de relatórios de testemunhas oculares indisponíveis principais emissoras de dependente de tomadas de câmera distante e informes da polícia .

Enquanto os tweets refletiu o medo ea tensão, houve um pouco de humor: "A pizzaria está fechada no sábado à noite não é noite de sábado sem pizza!"

Celebridade Overnight
René também montaram um fluxo de vídeo ao vivo a partir do telhado da casa usando um telefone celular, mostrando os helicópteros zumbido cima e dando um sentido do terror da comunidade sitiada.

A intensidade ea rapidez da comunicação logo atraiu a atenção de alguns dos mais conhecidos jornalistas do Brasil que "retweeted" a partir de seus próprios sites e ajudou a pilha Rene sobre os seguidores.

No domingo, após uma noite de pouco sono interrompido pelo crepitar constante de tiros, René foi se tornando uma celebridade nacional e foi entrevistado ao vivo em programas de TV de audiência de massa.

O tom das respostas aos tweets Rene mostrou que o grande interesse foi baseado em muito mais do que a curiosidade sobre os eventos que ele estava informando.

O público brasileiro, muitas vezes dividida em questões sociais, parecia uniforme mudou em admiração desses jovens repórteres mostrando tal iniciativa e profissionalismo.

Eles desafiaram a visão estereótipo defendido por muitos brasileiros de classe média sobre a favela, moradores, e René encontrou-se bombardeado com tweets cortesia elogiando a coragem dele, suplicando-lhe para ter cuidado e mesmo dizendo que estava começando uma revolução no jornalismo.

Seja qual for a verdade de que o Brasil é certamente na vanguarda da revolução das redes sociais. Isso ficou evidente a partir da busca do "trending" temas registrados pelo Twitter nos últimos dias.

Brasileiros Social
Para a maior parte do período, pelo menos metade dos 10 "hashtags" tendências mundiais relacionadas com as operações policiais no Rio - tags como # paznorio (que a paz no Rio de Janeiro) e # bope (sigla da unidade de elite da polícia envolvido na operação) mostrou que a conversa brasileiro foi detido em uma intensidade e volume alto o suficiente para dominar o tráfego do Twitter global.

Uma pesquisa realizada em outubro pela empresa de pesquisa comScore digital descobriram que o Brasil foi o líder mundial em termos de usuário do Twitter de penetração da Internet em 23%, em comparação com, por exemplo, 12% em os EUA.

Orkut do Google ainda é o site de rede social mais popular no Brasil, com 36 milhões de usuários, mas o Facebook eo Twitter, cada um com cerca de nove milhões de usuários, estão subindo rapidamente atrás dele.

A mídia social em geral no Brasil representam 20% do tempo as pessoas gastam online, tornando-se uma das actividades online mais popular. Várias explicações foram propostas - sendo que a participação relativamente restrita e uma variedade de meios de comunicação tradicionais brasileiros deixam aberta a novas redes de compartilhamento de informações.

Seja qual for a explicação, as redes sociais Rene Silva empurrou para a ribalta de uma forma que seria impensável há apenas alguns meses atrás. Para muitos, ele se tornou um símbolo de esperança para o que pode emergir da fumaça das batalhas com os traficantes.

Em certo ponto da conversa Twitter intensa das últimas horas René explicou que ele estava esperando para treinar como jornalista na universidade. A resposta foi: "Você já é um, meu caro."

Fonte: BBC Internacional

Nota do Blogueiro: Traduzido pelo Google Translator. O subtítulo é nosso.
Advertisemen