-->

Ministro e governadora inauguram trecho duplicado da BR-135

Publicidade
Foto: Biné Morais - O Estado do Maranhão
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e a governadora Roseana Sarney entregam, nesta sexta-feira (29), às 10h, trecho duplicado da BR-135, de acesso ao Porto do Itaqui, com 15,4 quilômetros de extensão, a partir de Pedrinhas (imagem ao lado).

No mesmo ato, o ministro autorizará a licitação da duplicação de outro trecho da BR-135, entre Estiva e a cidade de Bacabeira, numa extensão de 28 quilômetros. A solenidade será realizada na entrada do Porto do Itaqui - Pátio de Carretas.

Os 15,4 quilômetros de extensão do trecho duplicado, obra do governo federal iniciada em dezembro de 2008, estão totalmente sinalizados, com acostamento, acessos, paradas de ônibus e escoamento de águas pluviais.

O investimento é da ordem de R$ 65 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), que agora vão garantir acesso mais rápido e seguro ao Porto do Itaqui.

O trecho duplicado registra um grande movimento de veículos, especialmente de cargas pesadas.

Segundo o motorista Geraldino Pereira, que há mais de dez anos circula pela estrada, antes tudo era só buraco. "A estrada estava muito ruim e perigosa. Por causa dos buracos levávamos cerca de uma hora de Pedrinhas até o Porto do Itaqui. Agora, o tempo máximo é de 15 minutos. Melhorou 100%".

Ao longo da estrada estão instalados vários empreendimentos, e outros em fase de implantação, como a Usina Termelétrica Porto do Itaqui, empreendimento da MPX, beneficiados com a duplicação.

Os moradores da Vila Maranhão também aprovam a realização da obra. Para o comerciante José Pedro do Vale, tudo melhorou. "O perigo era constante, o tráfego é intenso aqui, mas não tinha nada que fizesse os motoristas reduzirem a velocidade e os acidentes eram constantes", ressaltou.

Ao passar pela comunidade, os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade devido a implantação de quebra-molas na pista. O pescador José Buás Louzeiro, que há 34 anos mora na Vila Maranhão, disse que viu muitas pessoas perderem suas vidas tentando atravessar a estrada. "Está melhor para os motoristas e também para os pedestres com uma travessia menos arriscada".

Duplicação Estiva/Bacabeira
Após inaugurar o trecho Porto do Itaqui/Pedrinhas, o ministro Paulo Sérgio Passos dará a autorização para a licitação da duplicação de outro trecho da BR-135, entre Estiva e a cidade de Bacabeira, numa extensão de 28 quilômetros.

A estrada é considerada uma das mais perigosas do Maranhão, registra constantes acidentes de veículos com mortes, especialmente no Campo de Perizes, única via de acesso a São Luís.

Segundo um levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), circulam diariamente pelo Campo de Perizes cerca de 17 mil veículos.

Próximo ao trecho da rodovia, que não possui acostamento, há duas estradas de ferro (Carajás e CFN), e ao lado torres de alta tensão da Eletronorte e a adutora do Sistema Italuís.

Entre os benefícios da duplicação do trecho Estiva/Bacabeira estão o fim dos engarrafamentos na entrada de São Luís, mais segurança no tráfego dos veículos e a melhoria do acesso ao Porto do Itaqui.

Fonte: Portal Amazônia
Advertisemen