-->

Garimpeiros aprovam por unanimidade o 4º aditivo exigido pelo MME

Publicidade
Gessé Simão defende proposta de aditivo na Escola Almir Gabriel em Curionópolis
Foto: Divulgação
Milhares de garimpeiros aprovaram na manhã dessa quarta-feira 27, em Assembleia Geral Extraordinária  o Termo de Compromisso, celebrado entre Coomigasp e Colossus, onde na ocasião houve o comprometimento que não haverá qualquer possibilidade de diluição da participação dos garimpeiros  na Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM, isso assegurada em 25% livre até a completa implantação da mina e o encerramento de suas operações.

Essa foi  uma das exigências feitas pelo Ministério de Minas e Energia para a validação da Portaria de Lavra emitida em maio passado em favor da Coomigasp  pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. Com a  aprovação do Termo de Compromisso  através do 4º Aditivo a  cooperativa cumpre totalmente as exigências do governo federal  cujo ato torna valida em caráter definitivo a sua Portaria de Lavra.

Segundo os organizadores da AGE, nunca ninguém viu tanta gente em Curionópolis em um dia de quarta-feira. “Essa assembléia superou todas as nossas expectativas”, comenta o diretor comercial da Coomigasp Marcos Antonio. Os garimpeiros começaram a chegar na cidade no dia anterior a AGE, vindo de todas as partes do País. Às 9 horas o pátio da  Escola Almir Gabriel e a área externa do colégio   já estavam totalmente ocupados por mais de 10 mil pessoas que atenderam prontamente a convocação feita pela Coomigasp para sacramentar o último e mais importante ato da cooperativa.

Antes, às 8 horas, o presidente Gessé Simão fez o lançamento da pedra fundamental em uma área de 11.615 metros quadrados onde será construída as futuras instalações do grande Centro Administrativo da Coomigasp. Cercado por milhares de garimpeiros e acompanhado por presidentes de entidades como Agasp Brasil, Freddgasp e autoridades do município de Curionópolis, como a vice-prefeita Iraídes Campos alem de dirigentes da Colossus. Gessé fez o hasteamento das bandeiras e falou sobre a importância do grande momento que passa a Coomigasp. “Agora é o momento de prepararmos a  nossa cooperativa para o grande momento que se aproxima com a produção do ouro da mina de Serra Pelada”, disse.

O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte  ressaltou que a construção do Centro Administrativo da  Coomigasp é o marco de um novo tempo que já começa a ser vivido pelo povo garimpeiro. Na assembléia o clima era de festa e aprovação  da pauta encaminha em discussão. Os garimpeiros compreenderam da  importância da aprovação  do  termo de compromisso firmado por diversos órgãos do governo federal, assinado pelo ministro de Minas e Energia, Macio Zimermmann  no dia 4 maio do corrente ano.

Um dia antes da realização da assembléia  um pequeno grupo de insatisfeito de Serra Pelada que são contrários a implantação do projeto, tentou impedir a reunião induzindo mais uma vez ao erro o Ministério Publico Federal. Eles alegaram a justiça que o edital de convocação da assembléia estava fora do prazo estabelecido por seu Estatuto. A Coomigasp provou que o  edital foi publicado dentro do prazo legal o que fez com que a realização da assembléia fosse mantida.

Ao final os milhares de garimpeiros  com suas carteiras nas mãos votaram de forma unida pela aprovação do 4º Aditivo. “Foi uma das melhores assembléias realizadas pela Coomigasp até hoje”. Afirma o presidente Gessé Simão.

Fonte: ASCOM - Coomigasp
Advertisemen