-->

Crime organizado desfalcado em US$ 1 bi

Publicidade
Desta linda flor, a papoula, extrai-se o ópio, uma droga poderosa. Foto: Reprodução
por Wálter Fanganiello Maierovitch

1. Saiu do papel o acordo assinado em Moscou, em julho de 2009, pelos presidentes Dmitri Medvedev e Barack Obama.

Esse acordo prevê atuação conjunta dos EUA e da Rússia no Afeganistão para impedir o tráfico ilegal de heroína e de ópio (suco extraído da papoula).

Grande parte do ópio extraído das papoulas cultivadas no Afeganistão é ofertado na Rússia por uma potente rede criminal comandada de fora do Afeganistão.

Por outro lado, a heroína afegã é enviada ao México para posterior ingresso nos EUA, numa aliança entre a máfia turca e os cartéis mexicanos de drogas.

Hoje, o czar antidrogas da Rússia, Viktor Ivanov, anunciou o resultado da primeira operação conjunta promovida em território afegão por agentes do seu país e dos EUA: 70 agentes no total.

Segundo Ivanov foram apreendidos e destruídos 932 kg de heroína pura. Quase uma tonelada de heroína. A heroína estava armazenada em dois laboratórios, distante 5 km de um ponto não revelado da fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

Com base no preço de mercado, pode-se afirmar que o prejuízo para o crime organizado, que se abastece no Afeganistão e lá mantém laboratórios para transformar o ópio em heroína, foi da ordem de US$ 1 bilhão.

Pano Rápido
Os serviços sanitários russos, quando da celebração do acordo ocorrido em julho passado na visita de Obama a Moscou, informaram que 2% dos trabalhadores, na faixa entre 15 e 64 anos de idade, eram dependentes químicos de ópio e heroína.

Fonte: Terra Magazzine
Advertisemen