-->

Cras, Creas e Cozinha Comunitária, água e Sistec

Publicidade

Governo entrega novos CRAS durante programação do ‘Dia D - Mais IDH’


O Governo do Maranhão entregou mais quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), nos municípios de Milagres do Maranhão, Água Doce do Maranhão, Afonso Cunha e São João do Sóter. As entregas dos equipamentos sociais compuseram as ações do ‘Dia D - Mais IDH’, realizadas neste sábado (20), simultaneamente, nos 30 municípios incluídos no Plano de Ações ‘Mais IDH’. A construção dos Cras e Creas, no Maranhão, é executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), com recursos do governo federal.

Em Milagres do Maranhão foi realizada ainda a assinatura da ordem de serviço para a construção de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, que beneficiarão as comunidades de São Francisco, São Roque e Macaco dos Vitos. Outra ação que será implementada no município é a criação de uma Cozinha Comunitária, que já está em processo de licitação. A Cozinha Comunitária é um equipamento social destinado à garantia de uma alimentação saudável e adequada às comunidades em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Direto da Aldeia Global NET publicou em 2013 sobre  o PIB do MA
PIB por Habitante: Maranhão é a Marussia e Piauí, a Caterhan

A comunidade vivenciou uma manhã intensa de atividades ofertadas pelo Governo do Maranhão no “Dia D” de mobilização, prestação de serviços, entrega de equipamentos sociais, fiscalização de obras e divulgação das ações disponibilizadas em benefício da população de Milagres do Maranhão, como o ‘Bolsa Escola – Mais Bolsa Família’, por exemplo. No município há 1911 beneficiários do programa, que auxilia mais de 1 milhão de estudantes maranhenses com recursos para a compra de material escolar.

No ‘Dia D – Mais IDH’, foi disponibilizado espaço especial em Milagres do Maranhão para a divulgação do Programa Bolsa Escola – Mais Bolsa Família, para tirar dúvidas dos beneficiários e fornecer informações sobre a próxima etapa do programa, cujo credenciamento de novos estabelecimentos para venda dos materiais escolares inicia no próximo dia 29 deste mês.

Ao descerrar a placa de inauguração do Creas de Milagres do Maranhão, a secretária adjunta de Elaboração de Projeto e Atração de Investimentos da Sedes, Wilnete Carvalho, que no ato representou o Governo do Estado, destacou a importância do equipamento social para a garantia de direitos à população local em situação de vulnerabilidade social e de acesso às políticas públicas na área social.

“A chegada do Creas aqui é uma grande conquista para a população de Milagres, que antes não disponibilizava deste importante espaço público como referência para assistência social. O governador Flávio Dino tem envidado todos os esforços para fazer com que os serviços sócio assistenciais cheguem a todos os maranhenses que necessitem das ações”, disse Wilnete.

O Cras é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, “Minha Casa, Minha Vida”, a Tarifa Social de Energia Elétrica, a isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, o Pronatec, carteira do idoso, entre outros benefícios. O Centro atua, ainda, no acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e programas de incentivo à geração de renda.

Nas duas últimas semanas, o Governo do Maranhão, por meio da Sedes, entregou outros 26 equipamentos sociais de Cras e Creas, contemplando os municípios de Pirapemas, Matões do Norte, Bacabeira, Colinas, Barão de Grajaú, Jatobá, Mirador, São Luís, Timon (2), Sambaíba, São Félix de Balsas, Benedito Leite, Riachão, Feira Nova do Maranhão, Nova Colinas, Buriti Bravo, Passagem Franca, Lagoa do Mato, Paraibano, Pastos Bons, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. A meta do Governo do Estado é contemplar, ao todo, 87 municípios maranhenses com unidades do Cras Creas.

No município de Milagres, a Governo do Estado já executa ações da Força Estadual de Saúde, com equipe fixa no local composta por médico, enfermeiros e assistente social. A população conta, também, com Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs), beneficiando 96 famílias da comunidade com apoio e fomento à produção agrícola familiar.

O agricultor Francisco Portela, presidente da Associação de Moradores do Povoado São Francisco, uma das comunidades de Milagres do Maranhão a ser contemplada com Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, destacou a importância do benefício para as famílias da localidade. “Estamos muito felizes com chegada da água potável em nosso lugar. Há muito tempo lutamos por esse benefício porque já estamos cansados de carregar água do rio para nosso abastecimento. Agora, enfim, isso vai acabar”, relatou ele.

A dona de casa Maria Gorete Santos Lima, 35 anos, acompanhou as ações do ‘Dia D – Mais IDH’, em Milagres do Maranhão. Ela foi em busca de informações sobre o Bolsa Escola – Mais Bolsa Família. “Tive muitas dúvidas este ano principalmente sobre se eu poderia comprar o material de meus filhos em outras cidades, através do programa. Aqui consegui todos os esclarecimentos que precisava”, disse ela

O conselheiro tutelar de Milagres, Jaime Cardoso, falou da importância do Cras para o município. “O Cras é um órgão de extrema importância para o nosso município, porque vai contribuir com uma maior inserção de famílias em vulnerabilidade social aos programas sociais disponibilizados pelo governo”, concluiu.

Doriane Menezes

Fotos de Honório Moreira e Gilson Teixeira





Advertisemen