-->

Flávio Dino inaugura 1ª unidade do Iema

Publicidade
Com aula magna proferida pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governador Flávio Dino inaugurou na manhã desta segunda-feira (7), a primeira de um total de 23 Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), voltado para a formação profissional de jovens.

Criado pelo governador Flávio Dino e inspirado nos Institutos Federais de Educação Tecnológica, a unidade do Iema em São Luís funcionará no Antigo Colégio Marista, no Centro da Capital Maranhense. O prédio passou por ampla reforma para ofertar os cursos de Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviços Jurídicos, cada um com 40 vagas.

Além da formação profissional o Iema conjuga a formação no Ensino Médio com o diferencial de dedicação em tempo integral.
Governador Flávio Dino, Ministro Aloizio Mercadante e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, durante aula inaugural do Iema. Foto: Fellipe Neiva
Governador Flávio Dino, Ministro Aloizio Mercadante e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, durante aula inaugural do Iema. Foto: Fellipe Neiva
O governador Flávio Dino destacou a importância dos Iemas. “Significam o início de uma nova fase, um novo modelo na educação maranhense, uma vez que são escolas que juntam duas características muito importantes: são escolas em tempo integral, que possibilitam, simultaneamente, o acesso ao ensino médio e à educação profissional”, pontuou. “Os Iemas chegarão a 23 cidades do nosso estado até 2018. Assim, nós teremos, além da rede de institutos federais, uma rede de institutos estaduais com os mesmos padrões de funcionamento, afirmando a nossa crença de que a educação tem que ser uma prioridade real, concreta, e o caminho pelo qual vamos diminuir as desigualdades sociais no nosso estado”, finalizou.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a educação integral é o caminho para formar jovens mais conscientes e qualificados. “Essa escola é uma semente que deve ser a educação do futuro para o ensino médio. Eu tenho certeza que se nós tivermos mais educação integral para o jovem no ensino médio, culminando informação básica com ensino técnico profissional, não só eles terão mais oportunidade no mercado de trabalho como nós vamos formar um profissional mais completo, um cidadão com mais valores, vivência e reflexão”, ponderou Mercadante.

O Ministro também parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa inovadora. “O governador teve muita sensibilidade, muita competência, e desenhou um projeto de escola que, seguramente, vai fazer história no Maranhão”, finalizou.

O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, pontuou sobre as próximas inaugurações. “Todas essas unidades vão integrar todas as modalidades possíveis de educação profissional, inclusive o ensino médio. O Iema está preparado, assim como os Institutos Federais, a oferecer curso superior na área de tecnologia – os cursos de tecnólogo. É uma experiência ímpar. Não é uma unidade de excelência – é uma rede. Esse é o diferencial que apresentamos neste momento”, afirmou.

O Governo do Maranhão inaugura, ainda esta semana, as unidades de Bacabeira e Pindaré-Mirim. Em Bacabeira, os estudantes terão curso de Mineração, Administração e Logística, no total de 198 vagas. Para a unidade de Pindaré-Mirim serão ofertadas 120 vagas, para os cursos de Recursos Pesqueiros, Agropecuária e Serviços Jurídicos.

+GovernoMA 
Advertisemen