-->

Dia do Bumba-meu-Boi: Carlos Brandão referencia cultura

Publicidade
Aline Cristina

É reunindo uma diversidade de estilos, sotaques e muita história que as festas tradicionais de Bumba-meu-Boi protagonizam as manifestações da cultura brasileira.

Carlos Brandão
Projeto do deputado federal Carlos Brandão torna 30 de junho como Dia do Bumba-meu-Boi
E foi justamente em reconhecimento à essa tradição, hoje Patrimônio Cultural do Brasil, que o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) idealizou o Dia Nacional do Bumba-meu-Boi. Este marco no calendário brasileiro deu-se a partir de um Projeto de Lei de sua autoria, que previa o dia 30 de junho como sendo a data oficial em celebração ao bumba-meu-boi como centro de um universo místico-religioso.

O Dia Nacional do Bumba-meu-Boi foi então instituído em 1º de dezembro de 2009, por meio da Lei nº 12.103.

Segundo Brandão, é preciso fortalecer a cultura popular e diversidade do povo brasileiro, através de elementos presentes no Bumba-meu-Boi. “Não podemos deixar de reconhecer este tipo de manifestação cultural. Reafirmar esse dia é reafirmar nossa cara, nossa gente, é mostrar o orgulho de ser quem somos!”, enfatiza o deputado.

As grandes brincadeiras envolvendo o Boi se espalharam pelo Brasil de maneira variada. Cada região tem seu ritmo, forma de apresentação, indumentária, personagens, instrumentos, adereços e temas. Dependendo do lugar, há Bumba-meu-Boi em todas as épocas do ano.

O nome da festa também muda de acordo com o lugar. No Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí a festa é chamada Bumba-meu-Boi. Já no Pará e Amazonas é Boi Bumbá ou Pavulagem. Em Pernambuco é Boi Calemba ou Bumbá e assim por diante.

O deputado Brandão é ainda autor de outros projetos de grande relevância, como a instituição do Dia do Vaqueiro Nordestino, comemorado todo 3º Domingo de Julho e a inclusão de 114 municípios maranhenses na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf.

Nota do editor da Aldeia: Carlos Brandão é candidato a vice-governador na chapa liderada por  Flávio Dino e que conta ainda com Roberto Rocha que concorre ao senado.
Advertisemen