-->

São Luís começa formação de Guardas Verdes

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA. Ensinar conceitos e valores ambientais e de sustentabilidade. Com esta proposta, a Prefeitura de São Luís iniciou nesta segunda-feira (7) o projeto “Guardas do Verde”, com crianças e adolescentes da Unidade Escolar Básica Sá Vale, no Anil. Durante uma semana, técnicos de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizam palestras, cursos e oficinas na escola.

Alunos
Projeto Guardas Verdes reúne alunos da rede municipal de ensino
Além do projeto “Guardas do Verde”, a programação da semana no bairro do Anil envolve ainda a oferta de palestras educativas à comunidade local acerca do descarte adequado de resíduos sólidos, oficinas de reciclagem e o plantio de mudas.

A ação reforça a preocupação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o desenvolvimento sustentável e com a garantia da educação ambiental aos cidadãos. “Os servidores ministram aulas teóricas e práticas, promovem oficinas, exibem vídeos e entregam material didático, que ensinam a convivência harmoniosa entre o homem e a natureza”, explica a coordenadora de educação ambiental da Semmam, Marinalva Dias.

A série de atividades integra o Programa de Drenagem Sustentável do Rio Anil, compondo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) São Luís, e. A organização da semana educativa é feita conjuntamente pelas Secretarias de Meio Ambiente, de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Educação (Semed) e pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

De acordo com Marinalva Dias, o projeto selecionou cerca de 40 alunos da escola para participar do curso de formação de agentes ambientais. “A Prefeitura, por entender a educação ambiental como meio de mudanças necessárias à sociedade, assume o compromisso de capacitar essas crianças e adolescentes como agentes de preservação do meio ambiente”, declarou a coordenadora.

Na ocasião, os alunos também têm a oportunidade de contar suas experiências a respeito do meio ambiente e da comunidade na qual estão inseridos. “Eles falam sobre as suas atitudes com relação ao lixo, à convivência com o seu bairro e com o entorno, e seus conhecimentos sobre a preservação da natureza. A iniciativa permite que os alunos se tornem disseminadores de atitudes de cidadania na escola, em casa, no bairro ao qual pertence e no seu entorno.”, ratificou Marinalva Dias.

Na próxima segunda-feira (14), durante o encerramento do projeto, os alunos da unidade de ensino visitarão o Parque Ambiental da Vale e, ao final, receberão a certificação de “Guardas do Verde”, acompanhados por técnicos da Semmam e da Semosp.

O ‘Guardas do Verde’ faz parte do subprograma de Educação Ambiental ‘O Ambiente Somos Nós’, que trabalha o interesse proativo nas comunidades. A coordenação de educação ambiental da Semmam também desenvolve os subprogramas ‘Sinal Verde’, voltado para a celebração das datas ambientais, e ‘Cidadão Ambiental’, que atende as unidades de ensino com o projeto Escola Amiga do Verde.
Advertisemen