-->

Vídeo: Pedrinhas tem 3 presos assassinados, um deles decapitado

Publicidade
Maranhão da Gente

São Luís, MA - O Complexo Penitenciário de Pedrinhas voltou a explodir em atos de violência na manhã desta terça-feira (01). Três detentos foram mortos após um confronto entre facções rivais e conforme informações da Secretaria de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), um dos presos foi decapitado.

Cabeças cortadas não são uma novidade no sistema penitenciário maranhense, em novembro de 2010 uma rebelião sangrenta, com 18 detentos mortos, três deles foram decapitados.

Dezoito mortos em rebelião no Complexo de Pedrinhas em SL
O fato ganhou destaque em grandes veículos da imprensa nacional como o Jornal Folha de São Paulo, que ao publicar matéria sobre o caso destacou o problema da superlotação dos presídios no Estado, e a carência de unidades prisionais no interior.

Na ocasião a Secretaria de Segurança informou que as mortes ocorridas na rebelião também foram motivadas por conflitos entre grupos rivais existentes dentro do sistema penitenciário.Além de 18 mortos, a rebelião em 2010 deixou um agente penitenciário ferido. Desta vez, novamente um agente penitenciário foi hospitalizado.

De acordo com a nota da Sejap divulgada para a imprensa, desta vez o motim foi causado por conta de um procedimento de transferência de um grupo de detentos da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil para a unidade de Pedrinhas. A nota diz ainda que a transferência foi feita em cumprimento à determinação da 2ª Vara de Execução Penal (VEP).

Nota do editor da Aldeia: O canal do Youtube do Blog do Luís Pablo publicou o vídeo abaixo com cenas fortes dos detentos decapitados.

Advertisemen