-->

FeliS: História da literatura maranhense é tema de palestra

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - “A literatura maranhense de Gonçalves Dias ao modernismo” foi o centro de uma palestra ministrada pelo professor, advogado, poeta e ensaísta Rossini Correa, na noite desta sexta-feira (4), no auditório da Associação Comercial do Maranhão, nada programação da 7ª Feira do Livro (FeliS), evento promovido pela Prefeitura de São Luís.

FeliS
Autor de 25 livros publicados, e de outros 50 ainda inéditos, Rossini é dono de um conhecimento singular sobre história e literatura do Maranhão. Com sua erudição, o autor fez uma digressão ao período colonial para poder explicar ao público os motivos que levaram o estado a despontar como celeiro de grandes escritores nos séculos XIX e XX.

Rossini explica que o Maranhão e seus intelectuais tiveram um papel fundamental na formação de uma identidade nacional: “durante o período colonial nosso estado foi muito rico, essa abundância econômica se projetou na cultura e na política”, explica. De acordo com o escritor, os filhos das classes mais ricas do estado iam estudar na Europa e traziam o conhecimento acumulado para aplicar no Brasil, que até então era colônia de Portugal.

Com a experiência europeia de educação, os nascidos em terras coloniais trouxeram para a terra natal movimentos que vinham acontecendo no velho continente, como o iluminismo e o humanismo, a partir de tais movimentos pode-se questionar a dependência em relação ao reino português.

Destacam-se na literatura desse período nomes como Gonçalves Dias, Odorico Mendes, Gomes de Sousa e Vieira da Silva, que com espírito cosmopolita e universalista ajudaram a fundar o humanismo no Brasil, conta Rossini Correa.

Quando a opulência econômica diminuiu, os maranhenses não tinham mais como estudar fora do país, mas mesmo assim outros grandes nomes surgiram na literatura estadual, como, por exemplo, os irmãos Artur e Aluísio Azevedo.

Quem compareceu à palestra ficou fascinado com a história dos grandes escritos maranhenses. A estudante de letras Maria Luiza, conta que ficou surpresa com a palestra. “Vim porque achei interessante o tema, comecei a ouvir a explanação e gostei demais porque o Rossini foi contextualizando com a história a trajetória dos escritores maranhenses”, disse.

Rossini Correa, que está há 40 anos vivendo fora do estado, conta que é uma satisfação poder participar da 7ª FeliS. “Estou há muito tempo fora do Maranhão, poder voltar à minha terra para participar de um debate como esse é muito importante para mim”, declarou.
Advertisemen