-->

Ufma e Prefeitura discutem ações conjuntas para o patrimônio histórico

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - A Prefeitura de São Luís e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) vão constituir uma comissão de trabalho para elaboração de uma agenda conjunta de ações voltadas, sobretudo, para o patrimônio histórico e comunidades da área Itaqui-Bacanga. O assunto foi tratado nesta quinta-feira (22), pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o reitor da Ufma, Natalino Salgado, durante audiência na sede do governo municipal.

Segundo o reitor Natalino Salgado, o estreitamento das relações entre a gestão municipal e a Ufma será institucionalmente selado a partir de uma visita da equipe de governo de São Luís à cidade universitária do Bacanga. A visita deve acontecer nos próximos dias.

A partir daí, os dirigentes irão discutir uma agenda onde projetos prioritários serão debatidos para construção de uma agenda de trabalho comum. Um dos projetos desta agenda é a reforma da Fábrica Santa Eulália, obra cuja recuperação é financiada pelo governo federal. Além desta, mais oito outras edificações serão recuperadas na área da Fonte das Pedras.

“Vamos verificar conjuntamente o que a Ufma pode colaborar com a cidade. Inicialmente vamos realizar um agendamento de visitas à cidade universitária, à Fábrica Santa Eulália e ao conjunto de prédios do entorno da obra em fase de conclusão. O objetivo é construirmos uma agenda positiva para a cidade”, ressaltou o reitor Natalino Salgado.

Outros projetos na área da assistência estudantil e de transporte urbano devem constar na agenda. Na assistência ao estudante universitário será priorizada a recuperação de prédios do Centro Histórico para transformá-los em residência estudantil. A ideia é promover intercâmbio de experiências entre a instituição de produção de conhecimento e a administração municipal. A parceria entre Prefeitura e Ufma se estenderá ainda à Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
Advertisemen