-->

Jaracati ganha mais obras de urbanismo

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - A Prefeitura de São Luís manteve uma nova rodada de diálogo com os moradores do Jaracati e garantiu mais melhorias para o bairro no final da tarde deste sábado (6). O secretário de Urbanismo e Habitação (Semurh), Antonio Araújo, e o assessor especial para Habitação, Geraldo Castro, acompanhados da equipe técnica da Semurh, ouviram as reivindicações dos moradores e garantiram a continuidade das obras que estavam paradas em virtude de problemas nos projetos.

As obras da área do Jaracati fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Na próxima terça-feira (9), uma equipe de engenheiros irá ao local fazer o estudo técnico para a construção de uma praça e obras de urbanismo do bairro. Na quarta-feira (10), será a vez da equipe da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) para elaboração do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) desenvolvido nas obras do PAC.

Com o PTTS, os moradores do bairro serão capacitados para trabalhar na obra, além de disponibilizar mais cursos, de acordo com a demanda da comunidade. “Com o projeto, além de atendermos à demanda da comunidade, vamos gerar emprego e renda para a população, trabalhando nas linhas defendidas pela presidente Dilma Rousseff e pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Os compromissos serão assinados com prazos e metas a serem cumpridos”, afirmou o assessor especial para Habitação, Geraldo Castro.

As obras foram paralisadas no final da gestão anterior por sobreposição de projetos das secretarias de Urbanismo e de Trânsito e Transportes. Os secretários Antônio Araújo (Urbanismo) e José Silveira (Obras e Serviços Públicos), e o assessor especial Geraldo Castro conseguiram junto ao Ministério das Cidades a resolução do conflito dos projetos.

“Assinamos um compromisso. A praça faz parte do projeto de urbanização do Jaracati. Nós herdamos um projeto com problemas e estamos fazendo a correção. A população já sente que as ações estão sendo executadas e a prefeitura está presente”, afirmou o secretário Antônio Araújo.

“Moro na comunidade desde que nasci. Estamos reivindicando o nosso direito. Nosso bairro é perto de um shopping e sempre foi muito discriminado. Estamos confiantes, vendo a seriedade das pessoas que estão aqui, que agora vamos ter respostas”, afirmou a moradora Mayara Veras, 22 anos, que faz parte da Comissão de Acompanhamento das Obras (CAO).

Diálogo
O ciclo de reuniões com os moradores foi iniciado na última terça-feira (2) na sede da Prefeitura de São Luís, intermediada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão. No dia seguinte foi realizada mais uma reunião, desta vez no bairro dos moradores. Uma das principais reivindicações da comunidade são as obras de infraestrutura e a construção da praça. A previsão é que a ordem de serviço da praça seja assinada na próxima semana.

Ainda nas primeiras reuniões, a Prefeitura pactuou a realização de ações no bairro, com a presença da procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha. Entre as ações está o serviço de limpeza já iniciado pela Semosp. A secretaria também iniciou o estudo para a iluminação pública da Rua Santa Tereza.
Advertisemen