Publicidade
R7Mais de 120 mil eleitores voltam às urnas para eleger prefeito neste domingo
Eleição pode ser anulada quando candidato eleito tem registro de candidatura negado
Onze cidades brasileiras terão eleições municipais neste domingo (8), devido a anulação dos pleitos realizados em outubro do ano passado. Ao todo, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), serão 121.310 eleitores aptos a votar. As urnas abrem às 8h.
Uma eleição pode ser anulada pela Justiça Eleitoral quando o candidato que obtém mais de 50% dos votos válidos tem o registro da candidatura indeferido.
As cidades estão dividas em cinco Estados: Pernambuco (Brejo da Madre de Deus), Goiás (São Domingos, Nazário e Flores de Goiás), Mato Grosso (Glória D'Oeste, Juara e Brasnorte), Mato Grosso do Sul (Figueirão, Jardim e Bela Vista) e Rio Grande do Sul (São José do Ouro) .
Desde janeiro deste ano já foram realizadas novas eleições em 32 cidades de 13 Estados. Outras dez cidades vão realizar pleitos no segundo semestre.
No dia 4 de agosto, haverá eleições em Marituba, no Pará; em Pedro Canário, no Espírito Santo; Ponte Serrada, em Santa Catarina; Jaquirana, no Rio Grande do Sul; Barra do Piraí, no Rio de Janeiro; e Osvaldo Cruz, Itaí, Boa Esperança do Sul e Pedrinhas Paulista, em São Paulo. Taipas do Tocantins, em Tocantins, realiza pleito no dia 1º de setembro.
A realização de uma nova eleição gera gastos adicionais. Por isso, em parceria com a AGU (Advocacia Geral da União), a Justiça Eleitoral passou a cobrar de prefeitos cassados as despesas com a realização das novas eleições para a definição do chefe do executivo municipal.
Até o início do mês de julho, foram ajuizadas ações de cobrança de novas eleições realizadas em 51 municípios de 15 Estados. As ações estão em curso na Justiça Federal. Já ações relativas a outras 37 cidades estão sendo concluídas e em breve serão protocoladas pela AGU e pela Justiça Federal. Segundo cálculos do TSE, os processo somados devem recuperar mais de R$ 2,7 milhões em 88 cidades de 20 Estados.
Ainda de acordo com o TSE, novas eleições podem ser marcadas em outros Estados do País.
Comente aqui