-->

Eleição de Consórcio de Produção é na quarta, 8

Publicidade
Júnior Lobo, Blog de Vânia Frazão

São Luís, MA - O Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento – Cinpra elege nesta quarta-feira, dia 8, a sua nova diretoria, para o exercício de um mandato de dois anos. A solenidade de posse e respectivamente, o processo eleitoral será realizada no auditório da prefeitura de São Luís, às 9 horas da manhã, e contará com a presença do presidente interino do Consórcio, Léo Costa, atual prefeito de Barreirinhas e do vice-prefeito de São Luis, Roberto Rocha.


Os produtores familiares do Maranhão comemoram a reativação do Consórcio que foi fundado em 1997, pelo então prefeito da capital, Jackson Lago, para representar uma alternativa aos municípios, com uma estrutura ágil e dinâmica que pudesse articular conhecimentos tecnológicos e científicos em favor da promoção do mundo rural. Durante mais de uma década o Consórcio de Produção, capitaneado pela Prefeitura de São Luís chamou para si a tarefa de construir elos entre os centros de excelência no segmento produtivo, como as Embrapa, Sebrae, Senar, etc., e as Secretarias Municipais de Agricultura, costurando interações que permitissem que as mais avançadas organizações nacionais e estrangeiras pudessem chegar à roça das famílias maranhenses.

Diversas entidades de prestígio nacional reconheceram o esforço do Consórcio e premiaram essa experiência genuinamente maranhense, tais como: a Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Ford e o BNDES, que conferiram à instituição por duas vezes o Prêmio Gestão Pública e Cidadania. além do Sebrae Nacional, que deu ao ex-prefeito Tadeu Palácio, então presidente do Consórcio, o prêmio Mario Covas, de prefeito empreendedor.

Durante o X Congresso Latino-Americano de Administração Pública, realizado em Santiago, no Chile, o Consórcio foi uma das duas instituições convidadas pelo evento para representar o Brasil.

Na gestão do ex-prefeito João Castelo, o município de São Luís foi praticamente retirado do Consórcio, comprometendo todas as suas ações e a consolidação de um plano operativo que previa a extensão e replicação dos programas de apoio direto às secretarias municipais de agricultura.

Com a eleição de Edivaldo Holanda Junior e Roberto Rocha para o comando da capital, o diálogo com o Consórcio foi reaberto e São Luís aceitou o desafio de voltar a sediar o Consórcio, sendo o município inspirador desse modelo de desenvolvimento solidário, sustentável e participativo, que é respeitado no Brasil inteiro.

As antigas parcerias com entidades nacionais, internacionais e locais de grande prestígio e reconhecido mérito na missão do desenvolvimento do setor produtivo, serão reconstruídas e seus frutos disseminados por todos os municípios consorciados, afirmou com bastante confiança o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, responsável direto pelo trabalho de recuperação e fortalecimento do Consórcio.

“Um novo tempo de prosperidade se aproxima, para as famílias de pequenos produtores maranhenses, que voltarão a ter no Consórcio, a grande referência institucional interagindo diretamente com os municípios e, portanto, de modo mais próximo e efetivo de quem trabalha e produz”, completou Roberto Rocha.
Advertisemen