-->

São Luís participa do lançamento do programa Maranhão Sem Drogas

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - A Prefeitura de São Luís esteve presente no lançamento do programa “Maranhão Sem Drogas”, de autoria do Governo do Estado. O prefeito Edivaldo Holanda Junior foi representado pela titular da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), Deborah Baesse. “É importante entender que o Estado está atento a esta questão que é gravíssima. A violência, de maneira geral, traz como fator de base o uso e tráfico de drogas, por isso, são de extrema relevância propostas bem estruturadas”, destacou.

O “Maranhão Sem Drogas” é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae) e objetiva a redução do uso, tráfico e danos causados pelas drogas pautado em três pilares: a família, a escola e a comunidade. De acordo com dados apresentados durante o lançamento, 20% dos casos de evasão escolar estão relacionados ao uso das drogas. Inicialmente, o programa atenderá os municípios considerados críticos no consumo de entorpecentes como São Luís, São José de Ribamar, Imperatriz, Açailândia, Axixá, Anajatuba, Caxias entre outros.

Maranhão Sem Drogas
Maranhão Sem Drogas atende municípios críticos do Maranhão
O programa será desenvolvido nas escolas através de concursos culturais, corridas, gincanas, oficinas e palestras. As estratégias incluem capacitação de multiplicadores, professores, pais e o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas contra Drogas.

A secretária municipal Deborah Baesse lembrou que a Prefeitura de São Luís está aberta para trabalhar em parceria com as esferas estadual e federal. Ela citou como exemplo o programa “Crack é Possível Vencer”. “Este é um programa coordenado em âmbito municipal pela Secretaria de Saúde (Semus), mas com vertentes na área da assistência, da educação e outras secretarias, até porque o combate às drogas é uma questão complexa e precisa ser visto de forma sistêmica”, concluiu.

A titular da Semcas listou outras ações do município que evidenciam a preocupação e responsabilidade da Prefeitura no combate ao uso das drogas como a reestruturação do Conselho Municipal Antidrogas; o fortalecimento da rede de atendimento (saúde, educação, assistência social, cultura entre outros) nas esferas municipal, estadual e federal; e reordenação dos serviços da Semcas nos Cras.
Advertisemen