-->

Uberaba registra aumento de mais de 2.218% no nº da dengue

Publicidade
Maria das Graças Salvador, Jornal de Uberaba

Uberaba, MG - As autoridades do município estão em alerta com a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Os números assustam e são muito superiores aos registrados no mesmo período do ano passado.

Segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado na última sexta-feira, foram notificados 2.249 casos em Uberaba, com uma morte. O boletim está defasado, já que o município tem mais de três mil notificações e já são três mortes confirmadas pela doença. Entretanto, o boletim serve como demonstrativo. No dia 9 de fevereiro de 2012, a SES divulgou boletim apontando que Uberaba tinha 97 notificações, contra 216 da Regional e 4.491 em Minas.

Estes números mostram a gravidade da situação atual. No dia 8 deste ano, boletim aponta 29.517 casos notificados em Minas, 3.047 nos 27 municípios da Regional e 2.249 em Uberaba. Analisando os dois demonstrativos, é possível verificar que o número de casos notificados da doença este ano já é 2.318,56% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Vale lembrar que, em 2012, ainda segundo a SES, o Estado notificou 44.601 casos de Dengue, enquanto em Uberaba foram 4.491 casos, sendo o segundo município em número de registros, atrás apenas da capital mineira, com 5.094.

De acordo com estes dados, tanto Minas quanto o município já registraram, em apenas 40 dias, mais da metade do número de casos contabilizados em todo o ano passado. Vale lembrar que, no ano passado, em Uberaba, ocorreram duas mortes, uma por Dengue Com Complicação (DCC) e outra por Febre Hemorrágica da Dengue. Uma foi registrada em abril e a outra em junho. Neste ano, até o dia 8, já foram confirmadas três mortes e outra está sob investigação.

Testes rápidos
A SES-MG distribuiu, este ano, 10 mil testes rápidos para diagnóstico da Dengue no Estado. Além de Uberaba, receberam os kits: Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Manhumirim, Montes Claros, Pirapora e Teófilo Otoni. Juntos, os municípios destas regionais reúnem mais de 80% do total dos casos confirmados em 2013 no Estado.

O objetivo é diagnosticar precocemente a Dengue e identificar com maior rapidez casos ainda nos primeiros sintomas da doença. O teste rápido é realizado com algumas gotas de sangue, plasma ou soro do paciente que apresentar algum sintoma da doença. O resultado do teste é obtido em apenas 20 minutos. Isso tem ajudado os profissionais que estão atuando no Centro Especializado em Dengue (CED) a diagnosticar os casos com mais rapidez no município. Balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que, do dia 8 ao dia 12, foram realizados 816 atendimentos no CED.

Segundo a referência técnica do Programa de Controle da Dengue da SES-MG, Ana Carolina Rabelo, o teste rápido possibilita o diagnóstico precoce da Dengue, contribuindo nas ações de vigilância epidemiológica e de assistência ao paciente. “Com o teste, é possível ampliar o monitoramento de circulação viral em Minas, identificar áreas com circulação de mais de um sorotipo viral e agilizar o processo de confirmação de casos suspeitos da doença”, observa.

Os testes estão sendo disponibilizados de acordo com a demanda de cada município e da avaliação da Unidade Regional de Saúde.
Advertisemen