-->

Enfim, a Func envereda pelo caminho da diversidade

Publicidade
Chico Gonçalves, da Func
Frederico Luiz, Editor da Aldeia

O professor Francisco Gonçalves da Fundação Cultural de São Luís (Func) disse esta semana que o novo caminho da nova administração em relação ao carnaval é a descentralização. Em vez de um grande ponto de concentração, a folia deve passar pelos bairros da cidade.

A decisão é sábia e a maioria da população e os turistas que visitam a capital neste período, agradecem. Na verdade, a experiência deve servir de paradigma para outro período onde São Luís se torna, de fato, atração nacional, as festas juninas.

Experiência de Recife
Recife, consolidou esta estratégia este ano. E se deu bem. Lá, A Praça Maria Aragão deles é o Marco Zero na parte antiga da capital pernambucana. É para onde se deslocam os turistas, pela proximidade da Praia de Boa Viagem, dos equipamentos sociais (hospitais, postos de polícia) e pela facilidade de deslocamento para os hotéis ou outros pontos.

Porém, nada de fazer do Marco Zero,digo, da Praça Aragão, o centro único das atrações principais. Por exemplo, no carnaval deste ano em Recife, Elba Ramalho se apresentou no Marco Zero e também no desconhecido, para nós, Alto do Pinho. Jorge Aragão foi ao mesmo Marco, o Zero e também ao polo Casa Amarela.

Carnaval e São João
E nada melhor do que a apresentação dos Blocos e Escolas, também no seu próprio lugar. Muitas pessoas trabalham seis meses ou um ano para as apresentações principais e são privados de assistir o espetáculo grandioso por dificuldades de locomoção. Ficam apenas nos ensaios. São os casos das famílias de costureiras, bordadeiras, marceneiros e tantas outras agulhas condenadas à gaveta enquanto somente as linhas e fios se apresentam no palco principal.

E assim, com a forma multicultural que faz o intercâmbio das mais diversas manifestações e a verdadeira inserção da população, vamos conseguir tornar cada vez mais rica os nossos folguedos.

Parabéns ao novo titular da Func pela iniciativa. O contribuinte e agradece. Este ano foi o ensaio geral com os polos Coama-Cohatrac, Desterro e Anjo da Guarda. Nos próximos anos com mais tempo e mais planejamento vamos colocar, definitivamente, nosso carnaval no circuito nacional da folia no mesmo patamar de Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Advertisemen