-->

Kerry é aprovado pelo senado para suceder Hillary Clinton

Publicidade
Reuters, EFE e R7

O senador norte-americano John Kerry ganhou nesta terça-feira (29) o apoio do Comitê de Relações Exteriores do Senado para substituir Hillary Clinton como novo secretário de Estado do presidente Barack Obama.

O senador, que em 2004 perdeu a disputa pela Presidência, tem o amplo apoio de seus colegas democratas, assim como dos republicanos no Senado.

John Kerry testemunha em sua confirmação como secretário do Estado dos EUA, no Capitólio em Washington
O Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos votou, por unanimidade, a favor da nomeação de John Kerry como novo secretário de Estado do país, e para assumir o cargo, também deve passar pela aprovação no Senado, cuja votação deve acontecer ainda nesta terça-feira.

Obama elegeu o senador por Massachusetts e candidato presidencial pelo Partido Democrata em 2004 para suceder a secretária de Estado, Hillary Clinton, que deixará o cargo após quatro anos.

Kerry, que representou o estado no Senado durante 29 anos, explicou na semana passada, durante uma audiência parenta a Câmara alta, que demonstrará que a política externa é também "econômica" e se manterá firme na negociação nuclear com o Irã.

Em sua audiência de confirmação perante o Comitê de Relações Exteriores do Senado, Kerry argumentou que a política externa dos EUA "não se define somente por aviões não tripulados e desdobramentos de tropas", mas tem muito a ver com "dar voz aos que não têm".

O senador, que se comprometeu a vender suas milionárias participações em empresas estrangeiras para evitar possíveis conflitos de interesse como secretário de Estado, falou também da América Latina e colocou a Colômbia como um exemplo de país com "boas decisões", em contraste com a Venezuela, Bolívia e Equador.
Advertisemen