-->

Funasa entrega equipamentos para Ascamar no Maranhão

Publicidade
Funasa

Brasília, DF - No Maranhão, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São Luís (Ascamar) recebeu do superintendente estadual da Funasa no estado, Jair Vieira Tannús Junior, as chaves do caminhão-baú e equipamentos que servirão para ampliar a coleta de materiais recicláveis na capital do Maranhão, por meio do convênio nº 0431/2011.

Os equipamentos foram entregues durante o Fórum Estadual Lixo e Cidadania (Felc/MA), realizado na terça-feira (27) no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, do qual a Superintendência Estadual da Funasa no Maranhão (Suest/MA) participou.

Durante o evento, Jair Vieira fez a entrega do caminhão-baú e uma balança eletrônica com capacidade para 2.000 toneladas. O convênio celebrado com a Ascamar tem duas questões fundamentais: a ambiental, na qual a Fundação vai possibilitar o destino adequado para os vários materiais recicláveis e a questão social que visa uma melhor qualidade de vida para os integrantes dessa associação. A associação fica localizada no bairro Madre Deus, na antiga fábrica de tecidos no centro de São Luís.

O evento foi promovido pela Eletrobrás/Eletronorte, com o apoio do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores (Ciisc), com a Coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome e Ministério do Meio Ambiente, em parceria com Órgãos Públicos envolvidos com Políticas Públicas Sociais.

Segundo Jair Vieira, uma das atribuições da Fundação é a realização do Programa de Apoio aos Catadores, o qual objetiva fomentar a implantação do acesso aos serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos de forma ambientalmente adequada, induzindo à inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis, contribuindo para a erradicação do trabalho infantil nos lixões, à melhoria da qualidade de vida e do trabalho dos catadores, além da melhoria da qualidade ambiental. “A Funasacoloca todo o seu quadro técnico à disposição da associação para orientá-los das obrigações de prestação de contas para que possam bem executar esse convênio”, concluiu o superintendente.

O representante da Eletronorte, Edmilson Carreiro, destacou que espera que a implantação do evento contribua para efetivação de um modelo de Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos no estado e nos municípios. “Um modelo que seja participativo e que reflita as necessidades locais, a partir da representatividade significativa de toda a sociedade envolvida” explicou Edmilson.

A Suest/MA será representada no Fórum por meio do engenheiro, Ronaldo Maia Garcês, que será membro titular e o pesquisador em Ciências da Saúde, Júlio César Reis da Silva, como membro suplente. Os servidores foram indicados pelo superintendente estadual.
Advertisemen