-->

TSE divulga números das eleições proporcionais no Brasil

Publicidade
Frederico Luiz

A partir dos dados consolidados do TSE para a eleição proporcional em São Luís, conforme o quadro abaixo, podemos avaliar o comportamento do partido e de seus respectivos candidatos majoritários.

É uma forma de saber, quem foi maior na eleição, a agremiação, a partir dos votos para a Câmara. Ou o candidato, a partir dos votos para a Prefeitura.

São Luís
O vencedor do primeiro turno na capital do Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior é bem maior que os partidos. Ele obteve mais de 184 mil votos. Os quatro partidos que o sustentam, PTC, PDT, PCdoB e PSB, em duas coligações distintas, obtiveram 101.850 votos.

Veja outras cidades

O segundo colocado, João Castelo com 156.320, foi uma vez e meia maior do que somados, PSDB, PMN e PRB com 101.153.

As decepções ficam por conta de Haroldo Saboia (PSOL) e Ednaldo Neves (PRTB).  O primeiro saiu com 4.074 votos e o segundo com 1.810 ficaram nas últimas posições. Ao contrário, a sigla do lanterna elegeu vereador. A coligação proporcional São Luís, a saída é pela esquerda (PSOL-PCB), obteve 6.658 sufrágios, mais do que o candidato a prefeito mas insuficiente para mandar representante para a Câmara.

Na capital, Marcos Silva continua sendo 'o cara' da oposição pela esquerda à presidenta Dilma.. A bordo do PSTU, ele somou 11.007 votos. Ou seja, quase quatro vezes o tamanho da sua legenda que saiu-se com 3.334.

Advertisemen