-->

Eleições 2012: Ribamar Alves e Núbia Dutra sofrem ameaças de morte

Publicidade
Clodoaldo Corrêa, Terra

No Maranhão, com os ânimos acirrados pela proximidade das eleições, em vários municípios o pleito tem se tornado caso de Polícia. Atentados têm feito com que candidatos tenham pedido mais segurança para o dia da votação. O deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA), que disputa a prefeitura do município de Santa Inês, diz ter sido vítima de tentativa de homicídio na cidade, e agora anda com seguranças.

Durante um comício do deputado na quinta-feira, dia 27, houve boatos de que haveria um homem armado no evento. Policiais foram chamados pelo próprio candidato no microfone do evento. Ele saiu escoltado. Desde então, Alves passou a andar com seguranças particulares.

Também quinta, foi assassinado o empresário conhecido como João Grande, na cidade de Arame, quando assistia a um comício numa praça pública. O município não está na lista dos que receberão reforço do exército na segurança das eleições 2012.

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) engrossa lista e pediu à Presidência da Câmara dos Deputados e à Policia Federal garantias de vida a ele e à esposa, na sexta-feira. Núbia Dutra (PDT) disputa a prefeitura de Paço do Lumiar. O marido lembrou-se de vários episódios de violência recentes no município, que levaram inclusive ao afastamento da prefeita Bia Venâncio, que está sendo monitorada pela Polícia Federal por tornozeleiras.

"Paço do Lumiar se transformou em berço de quadrilhas. Além da cassação da prefeita e do envolvimento de todos os vereadores da Câmara Municipal em atos de corrupção, o ex-vereador Junior do Mojó está preso por envolvimento no assassinato de um empresário e um dos envolvidos no assassinato do jornalista Décio Sá foi preso no território de Paço do Lumiar", afirmou.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) tem recebido muita pressão para aumentar a segurança do processo eleitoral no Estado. A corte solicitou reforço de tropas federais para 30 cidades e foi atendido até agora em 27.

O município de São Mateus foi o primeiro contemplado, e no início desta semana o ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral, aprovou o envio para outros 26 municípios. Santa Inês, Arame e Paço do Lumiar não estão na lista.
Advertisemen