-->

Os tucanos piram: Serra cai e pode ficar fora do 2º turno, somente aliados de Dilma e oposição pela esquerda disputam prefeituras

Publicidade
José Serra (E) cai, Russomano (C) se consolida e Haddad está perto do 2º turno
Frederico Luiz

Em todo o Brasil, os candidatos do PSDB estão caindo pelas tabelas. A cada pesquisa, o desespero chega aos ninhos tucanos em todo o território nacional.

Em São Paulo, o maior líder tucano da história deste país está ameaçado de, sequer, chegar ao segundo turno.

Os tucanos piram!

Uma nova oposição surge, à esquerda, em duas importantes cidades, Belém onde Edmilson Rodrigues lidera e no Rio de Janeiro onde Marcelo Freixo é o vice-líder.

Mas, na maioria das cidades, a disputa está mesmo entre aliados da presidenta Dilma Rousseff. Somente uma sigla da base de apoio ao governo federal está de fora da festa: o PMDB!

Russomanno é líder isolado, Haddad encosta em Serra

Band

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, é o líder nas intenções de votos segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira. Segundo o levantamento, Russomanno aparece com 31% das intenções de votos. Em segundo lugar vem o candidato José Serra (PSDB), com 22%. Serra caiu cinco pontos em relação à pesquisa anterior.

O petista Fernando Haddad subiu seis pontos e aparece com 14% no terceiro lutar. Gabriel Chalita, do PMDB, oscilou para 7%. A candidata do PPS, Soninha Francine, vem em seguida com 4%. Paulinho da Força, do PDT, tem 2% das intenções de voto.

Ana Luiza (PSTU) e Carlos Giannazi (PSOL) aparecem com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Rejeição
Ainda segundo o levantamento, o tucano José Serra aparece com um índice maior de rejeição em relação ao início da campanha. Ao todo, 43% dos entrevistados afirmaram que não pretendem votar nele.

O Datafolha ouviu 1.069 eleitores entre os dias 28 e 29. A pesquisa foi realizada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e a TV Globo. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral, sob o número 582/2012. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Manuela cresce e empata com Fortunati

Terra

Em nova rodada de pesquisas, a primeira após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, Fortunati (PDT) e Manuela D´Ávila (PCdoB) aparecem empatados tecnicamente, de acordo com o Datafolha. O atual prefeito e candidato a um segundo mandato aparece com 36% das intenções de voto, contra 32% da deputada federal.

Em comparação com a última pesquisa divulgada pelo instituto, o pedetista oscilou negativamente dois pontos percentuais, ao passo que a comunista cresceu dois pontos percentuais. Em terceiro lugar aparece o candidato petista Adão Villaverde, apresentando 7% da preferência do eleitorado da capital. Roberto Robaina (PSOL) está em quarto com 2%.

Também foi realizada uma simulação envolvendo Manuela D´Ávila e José Fortunati em um eventual segundo turno. Nesse cenário, os candidatos aparecem empatados novamente, com 43% das intenções de voto dos eleitores da capital gaúcha.

A pesquisa Datafolha ouviu 827 eleitores entre os dias 28 e 29 de agosto e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, contratada pelo Grupo RBS e pela Folha da Manhã SA , está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RS-00093/2012.

Ratinho Junior e Ducci empatam com 27% e Fruet cai

Bem Paraná

Acaba de ser divulgado o resultado da nova pesquisa Datafolha. Na sondagem de intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba o candidato Ratinho Junior (PSC) apareceu com 27%, mesmo número do atual prefeito Luciano Ducci (PSB). Já Gustavo Fruet (PDT) registrou queda em comparação com a outra Datafolha e aparece com 20% das intenções de voto. Rafael Greca, do PMDB, também cai e conquista 8%.

Bruno Meirinho (PSOL) e Carlos Moraes (PRTB) alcançaram 1% das intenções de voto cada. Os demais não chegaram a pontuar. Com estes números Fruet sai do empate técnico que era até então registrado em outras pesquisas entre os três primeiros colocados, já que a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

O Datafolha consultou 832 eleitores de Curitiba, entre terça (28) e quarta-feira (29). A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número PR-00085/2012.

Pesquisa anterior do Instituto de Pesquisas Datafolha mostrava Ratinho Junior com os mesmos 27% das intenções de voto, seguido por Luciano Ducci e Gustavo Fruet empatados com 23%. Em quarto, estava Rafael Greca (PMDB), com 10%.

Prefeito de Belo Horizonte mantém liderança

R7

Marcio Lacerda, do PSB, atual prefeito de Belo Horizonte e candidato a reeleição lidera a disputa na capital mineira, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29).

Ele tem 46% das intenções de voto. Seu concorrente mais próximo, o ex-ministro Patrus Ananias, do PT, tem 30%.

Em terceiro lugar está a candidata do PSTU, Vanessa Portugal, com 3%, seguida de Maria da Consolação, do PSOL, com 1%. Os candidatos Pepê (PCO), Alfredo Flister (PHS) e Tadeu Martins (PPL) não alcançaram 1% das intenções de voto.

Em julho, o Datafolha mostrava Lacerda com 44% e Patrus mais distante, com 27%. Vanessa Portugal tinha 4%. Pepê e Maria da Consolação registraram 1% cada.

O Datafolha fez a pesquisa sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo. Foram entrevistados 827 eleitores entre ontem e hoje. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais com o número 294/2012.

Rejeição
Entre os sete candidatos, o mais rejeitado pelos eleitores é Pepê (PCO), com 33% das citações, seguido por Vanessa Portugal (PSTU), com 24%.

Em terceiro lugar do índice de rejeição está Tadeu Martins (PPL), com 22%. Ele é seguido por Maria da Consolação (PSOL) com 21% dos eleitores e Patrus Ananias (PT) e Alfredo Flister (PHS), ambos rejeitados por 19% do eleitorado belo-horizontino.

O atual prefeito da capital e candidato à reeleição, Marcio Lacerda, é o último da lista, sendo rejeitado por 17% dos eleitores da capital mineira.

O Datafolha fez a pesquisa sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo. Foram entrevistados 827 eleitores entre ontem e hoje. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais com o número 294/2012.

PSB avança e empata com petista

TN Online e Folhapress

O candidato apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE) cresceu 22 pontos em um intervalo de pouco mais de um mês e empatou na liderança da corrida à Prefeitura de Recife com o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa Datafolha em parceria com a TV Globo divulgada hoje.

No levantamento anterior, realizado nos dias 19 e 20 de julho, o petista Humberto Costa liderava a corrida com 35% das intenções de voto. De lá para cá, com o início do horário eleitoral e com o apoio de Lula na TV, oscilou negativamente para 29%, dentro do limite máximo da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Já Geraldo Julio (PSB), ex-secretário do governo estadual, saltou de 7% para 29%. O candidato contou nesse período com intensa campanha ao lado de seu principal padrinho político, o governador de Pernambuco. A nova pesquisa Datafolha ouviu 832 eleitores ontem e hoje.

Nesses 40 dias, segundo o levantamento, o ex-governador Mendonça Filho (DEM) caiu de 22% para 9%, figurando agora na quarta colocação, enquanto o tucano Daniel Coelho passou de 8% para 12%. Agora o candidato do PSDB aparece em terceiro na tabela.

Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) tiveram novamente 1% da intenção de votos. Jair Pedro (PSTU) não pontuou, e Esteves Jacinto (PRTB) teve a candidatura indeferida. Os votos brancos ou nulos cairam de 13% para 10%, segundo o Datafolha.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-00080/2012.

Rejeição
O Datafolha também investigou a rejeição dos candidatos. Segundo o levantamento, 29% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum em Mendonça (DEM) e em Humberto Costa (PT). Na pesquisa anterior, o democrata tinha 26% de rejeição, e o petista, 24%.

Geraldo Julio foi o único que oscilou negativamente no percentual de rejeição: de 16% para 12%.

A rejeição a Edna Costa (PPL) subiu de 18% para 26%; a Jair Pedro (PSTU), de 17% para 23%; a Roberto Numeriano (PCB), de 15% para 19%; e a Daniel Coelho (PSDB), de 15% para 16%.

Quase desconhecido no início da campanha eleitoral, Geraldo Julio cresceu com o apoio de 14 partidos na sua coligação - que lhe garantiram 12min31s no programa eleitoral - além do empenho pessoal do governador.

O candidato do PSB faz também a campanha mais cara em comparação aos seus adversários. A primeira prestação de contas à Justiça Eleitoral mostra que ele arrecadou R$ 1,58 milhão, mais do que o dobro do candidato do PT, que declarou R$ 600 mil.

Humberto Costa aposta no carisma de Lula e na popularidade do vice da sua chapa, o ex-prefeito de Recife João Paulo (PT), para tentar manter o PT no poder. O partido administra a capital pernambucana há 12 anos.

A campanha petista guarda cerca de uma hora de gravações em vídeo do ex-presidente para eventualmente serem usadas na TV. Além disso, prepara um grande ato público na cidade com a presença de Lula.

Nas ruas, no rádio e na TV, o PT faz campanhas separadas para Humberto e João Paulo. A estratégia visa aproveitar ao máximo a popularidade dos dois.

Ex-aliados, PT e PSB romperam em Recife após a crise provocada pelo veto da cúpula nacional petista à tentativa de reeleição do atual prefeito da capital pernambucana, João da Costa (PT).

O governador, que também é presidente nacional do PSB, alegou que a disputa interna levou o PT a perder a condição de liderar o processo sucessório.

Freixo cresce e encurta distância para Paes

Cirilo Júnior, Terra

O candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB) segue na liderança nas intenções de votos dos eleitores do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do DataFolha divulgada nesta terça-feira. Com 53%, o atual prefeito viu sua distância para o vice-líder, Marcelo Freixo (PSol), que chegou a 13% das intenções. Na pesquisa anterior, divulgada em 20 de julho, Paes tinha 54%, e Freixo não passava dos 10%.

Se as eleições fossem hoje, Paes seria reeleito prefeito no 1º turno.

Rodrigo Maia (DEM) aparece logo a seguir, com 6%. Na pesquisa anterior, ele aparecia com 5%. Já Otávio Leite (PSDB) ficou com 3% da preferência dos entrevistados, Na pesquisa anterior, ele tinha 4%.

Em último lugar, empatados com 1%, surgem Aspásia Camargo (PV), Fernando Siqueira (PPL), Cyro Garcia (PSTU) e Antônio Carlos (PCO).

Entre os consultados, 13% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Já 10% afirmaram estar indecisos. O instituto mediu também o nível de rejeição dos candidatos. Entre os entrevistados, 31% apontaram que não vão votar em Rodrigo Maia de jeito nenhum. Já Eduardo Paes tem 17% de rejeição, mesmo percentual de Aspásia Camargo.

Já 15% dos consultados disseram que repudiam a candidatura de Cyro Garcia, enquanto 12% rejeitam Otávio Leite, e 11% não querem Fernando Siqueira e Antônio Carlos . Marcelo Freixo tem o menor índice de rejeição, já que 10% disseram que não pretendem votar nele.

O DataFolha ouviu 944 pessoas, ontem e hoje.
Advertisemen