-->

Ex-militar contradiz versão oficial sobre execução de Bin Laden

Publicidade
Correio da Bahia

O livro escrito por ex-fuzileiro naval do Seal que fez parte da equipe que matou Osama Bin Laden contradiz a versão oficial do governo dos EUA sobre o caso. Matt Bissonnette, 36 anos, que assina como Mark Owen, diz em seu relato que Bin Laden não estava armado quando foi morto.

O relato está no livro "No Easy Day", que será publicado no Brasil pela editora Paralela com o título de "Não há dia fácil". Segundo Bissonnette, ele foi o primeiro homem da operação que entrou no cômodo onde Bin Laden estava e presenciou sua morte naquele 1º de maio de 2011.

Tanto o Huffington Post quanto a Associated Press tiveram acesso adiantado ao livro e reportaram nesta quarta-feira (29) que a obra levanta dúvidas sobre se Bin Laden representava realmente uma ameaça à equipe durante a operação no Paquistão.

De acordo com Bissonnette, Bin Laden foi baleado na cabeça quando saiu do quarto onde estava, no segundo andar da casa onde se escondia. A equipe de Seals invadiu o local rapidamente subindo uma escada. Segundo o autor, ele estava a menos de cinco passos de um atirador de elite que subiu a sua frente e atirou assim que atingiu o topo. O atirador havia visto "um homem espreitando pela porta" do lado direito do corredor.

"Eu não podia dizer da minha posição, se o alvo tinha sido atingido ou não. O homem desapareceu dentro do quarto escuro", escreve Bissonnette.

De acordo com o livro, Bin Laden então recuou para dentro do quarto e os Seals entraram, encontrando o terrorista caído no chão cercado por sangue. Um buraco de bala era possível de ser visto na sua cabeça e duas mulheres estavam ao seu lado.

Nesse momento, os Seals afastaram as duas mulheres e atiraram várias vezes em Bin Laden, ainda vivo, até ele morrer. Duas armas foram encontradas perto da porta depois, mas não chegaram a ser tocadas, segundo o autor do livro.

Na versão oficial do governo americano, os Seals atiraram em Bin Laden somente depois que ele entrou no quarto, por conta de uma suposição de que ele estaria armado.

Steven Spielberg quer adaptar livro

Cinema com Rapadura

O anúncio da morte do terrorista Osama Bin Laden é um dos momentos mais interessantes na recente história dos Estados Unidos. Esse evento começa a repercurtir agora no cinema. Steven Spielberg (“Prenda-me Se For Capaz”) parece interessado na adaptação do livro “No Easy Day: The Firsthand Account of the Mission that Killed Osama Bin Laden” para as telas do cinema.

Segundo o site The Playlist, Bissonette encontrou com a HBO e a Dreamworks, em conversas posteriores com Spielberg, e os planos parecem promissores. Como Spielberg é executivo da Dreamworks, não significa necessariamente que ele será o diretor, podendo atuar no projeto como produtor.

Spielberg atualmente está envolvido na pós-produção filme “Lincoln”, que estréia no Brasil em fevereiro de 2013, e já tem “Robopocalypse” como próximo projeto que só deve chegar aos cinemas em 2014. Outro fator negativo que a pordução pode esbarrar é a dificuldade legal, já que o livro revela informações do âmbito de Segurança Nacional e o autor pode até ser processado.
Advertisemen