-->

Bumba-meu-boi é certificado Patrimônio Cultural do Brasil

Publicidade
Maranhão Hoje

A mais significativa expressão da cultura popular do Maranhão, o Bumba-meu-boi receberá a certificação do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, nesta quinta-feira (30), às 17h, no Palácio dos Leões.

Estarão presentes a governadora Roseana Sarney; a ministra da Cultural, Ana de Hollanda; o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luis Fernando de Almeida; a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão; a superintendente Regional do Iphan, Kátia Bogéa; e de autoridades estaduais e municipais.

Antes, às 14h, acontecerá o 2º Fórum Bumba-meu-boi do Maranhão: Patrimônio Cultural do Brasil, no Teatro Alcione Nazaré, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). O evento é organizado pela Superintendência Regional do Iphan, com apoio do Governo do Estado.

Na solenidade de Certificação, a ministra Ana de Hollanda fará a entrega das placas e certificados a Brasilina Rosa da Conceição, do Bumba-meu-boi da Pindoba; Antônio Fausto Silva, do Bumba-meu-boi Unidos Venceremos e à governadora Roseana Sarney.

A certificação do bumba-meu-boi do Maranhão é mais uma homenagem aos 400 anos da cidade de São Luís. O registro de Patrimônio Cultural do Brasil foi concedido ao Bumba-meu-boi do Maranhão há um ano, aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, durante reunião do Iphan, em Brasília. Essa mesma certificação foi dada ao tambor de Crioula do Maranhão, no ano de 2007.

O dossiê, intitulado Inventário Nacional de Referência Cultural sobre o Bumba-meu-boi do Maranhão, foi apresentado pelo relator Luiz Phelippe Andrès, conselheiro da Câmara Imaterial. A proposta foi apresentada ao Iphan pela Comissão Interinstitucional de Trabalho, em 2008.

Dentro da programação de certificação, a Secretaria de Estado de Cultura também elaborou um roteiro cultural, que acontecerá a partir das 14h, com apresentação dos grupos de bumba-meu-boi de Axixá, Unidos Venceremos e Santa Fé.
Advertisemen