-->

Correio Popular: blogueiro, advogado e jornalista opinam sobre assassinato de Décio Sá

Publicidade
por Ronie Petterson

Além da repercussão nacional e internacional do caso Décio Sá, outras informações ganham destaques nos atentados contra a imprensa. Por exemplo, o crescimento no número de casos de violência contra jornalistas em todo o mundo.

Segundo o relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), nos últimos seis meses houve um aumento importante no número de assassinatos contra jornalistas, inclusive com 27 casos de agressões, atentados e execuções .

Para o radialista e blogueiro Frederico Luis, dois aspectos tornam o assassinato de Décio Sá mais emblemático. Primeiro, ele cita o que chama de “arrogância” de mandante e executor, que acredita Frederico são pessoas diferentes. Essa arrogância se deve, diz o blogueiro, às características do homicídio: na Avenida Litorânea, seis tiros à queima roupa e fuga desobstruída.

O outro aspecto, analisa Frederico Luiz, é a quantidade de assassinatos contra personalidades de destaque social, como líderes comunitários, religiosos, políticos e jornalistas. “O que causa mais temor não é o crime em si, mas a certeza da impunidade. Isso estimula o crime organizado e também o desorganizado porque todos sabem que podem fazer livremente”. No caso de Décio, Luis aponta, dentre outras possíveis motivações, fatores econômicos e até políticos. “Ter medo é pior”, disse Frederico Luis, ressaltando que, se o desejo dos assassinos era calar ou inibir a liberdade de expressão e de imprensa, o que se tem observado é um efeito contrário. Ao invés do medo, a sociedade e as autoridades têm cobrado uma solução enérgica para o caso, uma vez que, se existe a sensação de impunidade por parte dos assassinos, a sociedade quer acabar com o sentimento de medo e de insegurança.

De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Imperatriz, Vandir Júnior (foto), a cobrança social pela elucidação dos crimes deve ser uma luta sem trégua. “Temos que parar de aguardar que as coisas aconteçam para que a gente comece a se mobilizar no intuito de combater”, disse. A OAB repudiou o assassinato e o classificou como um “ato de terrorismo contra a liberdade de expressão em nosso estado”.

Para o presidente local da OAB, existe um sentimento geral de insegurança que precisa ser combatido pelas autoridades competentes. Vandir enaltece o trabalho social da imprensa, principalmente no trabalho investigativo de repórteres que se expõem às intempéries da profissão para desmascarar esquemas fraudulentos, crimes hediondos e todos os caos aos quais a sociedade não teria conhecimento, a não ser por uma imprensa livre e democrática, mas que no Brasil e em todo o mundo sofre constante ataques como o que aconteceu com Décio Sá. “A noticia será divulgada por qualquer meio, não apenas pelo Blog do Décio, mas será feita por outro jornal. A notícia não vai calar porque se calou um determinado membro da imprensa. A notícia tem que ser divulgada, ela não vai parar”, afirmou Vandir Júnior, engrossando a voz nacional e internacional pela elucidação do crime bárbaro da última segunda-feira. “A imprensa são os olhos da sociedade”, completou.

O jornalista e presidente da Associação de Imprensa da Região Tocantina (AIRT), Ozias de Sousa Lima, o Ozias Pânfilo, destacou a importância do Blog do Décio, que em cinco anos se tornou uma das páginas mais visitadas da internet em todo o Maranhão. Pânfilo ressaltou também a presença constante, no estado, de uma prática que por muito tempo caracterizou a cidade de Imperatriz, a pistolagem. “Isso é uma prova insofismável de que o crime da pistolagem ainda predomina no Maranhão. Assassinar Decio Sá não vai calar a imprensa, assassinar o jornalista é afetar diretamente a sociedade, porque a sociedade é a grande beneficiada com o trabalho que o jornalista faz”, desabafou Ozias Pânfilo.

Fonte: Correio Popular

Notas do Blogueiro:
a) Na versão original, impressa, na página 3 (Geral) há uma foto-montagem indisponível na versão eletrônica,  com a legenda "Presidente da OAB, Vandir Fialho; presidente da Airt, Ozias Pânfilo; e blogueiro Frederico Luiz.

b) O título é do Blogue, na versão original, impressa e eletrônica é 'Presidente da OAB afirma: "a imprensa são os olhos da sociedade".
Advertisemen