-->

São Paulo, 458 anos de progresso, alegrias e tristezas

Publicidade
Em artigo publicado nesta quinta-feira (26), o vereador Netinho de Paula (PCdoB-SP) parabeniza o povo que vive e constrói a cidade. Netinho analisa ainda os dados da pesquisa divulgada pela Rede Nossa São Paulo, que mostram as desigualdades e os problemas existentes na maior metrópole brasileira

por Netinho de Paula

Piratininga, São Paulo do Campo, São Paulo de Piratininga, Vila de São Paulo de Piratininga. Finalmente, São Paulo. De lá para cá, de 1554 até 2012, muitas coisas boas e ruins aconteceram. A pequena vila se tornou a sexta maior e a décima cidade mais rica do mundo. São Paulo é rica em todos os sentidos e a diversidade é a sua grande marca.

Vereador Netinho de Paula, pré-candidato a Prefeitura de São Paulo
É muito comum ouvirmos por aí: “aqui em São Paulo tem de tudo”. E tem mesmo. Tem pessoas de todas as origens, idades, das mais variadas etnias e credos religiosos. Aqui se encontra de tudo, da 25 de Março e José Paulino à Oscar Freire.

Temos muito a comemorar sim. Mas não custa, dada a importância desta data, refletirmos um pouco sobre os problemas da cidade.

Recentemente fiquei chocado e um tanto deprimido com o resultado de uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope Inteligência. No último dia 18, ambos lançaram a 3ª edição do IRBEM (Índice de Referência de Bem-Estar do Município de São Paulo). Os dados são preocupantes.

O levantamento apontou que 56% dos habitantes disseram que deixariam São Paulo para viver em outra cidade, caso pudessem. Os dados evidenciaram, ainda, que os jovens da cidade não estão satisfeitos com a vida que levam. Os entrevistados deram uma nota baixíssima para a área da juventude e isso me deixou ainda mais preocupado. Ora, que futuro a cidade terá se os jovens de hoje estão insatisfeitos e em estado de desesperança?

Além desses dados, a pesquisa apontou que a cidade apresenta índice de desigualdade jamais visto. Existe um verdadeiro abismo entre a situação vivida pelos mais pobres e a situação vivida pelos mais ricos. Como pode a 10ª cidade mais rica do mundo permitir tratamento tão desigual a seus filhos? É necessário e urgente mudarmos esse quadro. Não podemos nos conformar.

Que essa data sirva para refletirmos e, consequentemente, darmos um “pontapé inicial” para uma grande virada, uma profunda mudança nos rumos da cidade. Precisamos nos unir: sociedade civil, iniciativa privada e governo. Todos em torno de um grande e comum objetivo: a busca por uma São Paulo mais justa.

Que a nossa cidade, através do nosso trabalho, do nosso esforço, do nosso suor, temperados com o nosso amor e paixão, produza cada vez mais riqueza e que a distribua a todos de forma justa e equitativa.

Parabéns São Paulo, parabéns a todos nós, mulheres e homens, crianças, jovens e idosos, pessoas das mais variadas origens e de todos os credos religiosos. Cuidemos de cada um de nós e tornemos a nossa São Paulo uma das melhores cidades do mundo para se viver.
Advertisemen