-->

Reunião reacende oposição a Roseana e João Castelo

Publicidade
Deputado federal Edvaldo Holanda Júnior mandou representante para reunião
por Frederico Luiz

A reunião de ontem dos seis pré-candidatos a prefeito de São Luís-MA que fazem oposição à governadora Roseana Sarney (PMDB) e ao prefeito João Castelo (PSDB) teve um aspecto importante: reavivar esta inspiração que estava ameaçada pelas investidas do Palácio dos Leões (governo estadual) e do Palácio La Ravardière (Prefeitura).

Deve-se considerar, no entanto, que dos seis pré-candidatos, dois estão em situação interna complicada. O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) concorre internamente com o vice-governador Washington Luiz que de fato controla a sigla em todos o Maranhão, incluindo a capital e é pré-candidato à prefeitura com o apoio do PMDB.

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS), da mesma forma, sabe que a sigla é comandada em São Luís como ademais em todo o estado por Paulo Matos que deve seguir com o prefeito João Castelo.

Roberto Rocha tem o apoio do presidenciável Eduardo Campos do PSB
No entanto, considerando Flávio Dino (PCdoB), Tadeu Palácio (PP), Edvaldo Holanda Júnior (PTC) e Roberto Rocha (PSB), os quatro, juntos, possuem pontos individuais suficientes para decidir a eleição no primeiro turno.

Ou seja, do ponto de vista do atual momento político, é disparada, a articulação mais forte. Resta a saber, se estes quatro, unidos e com o apoio dos dissidentes Bira do Pindaré e Eliziane Gama, conseguem resistir às máquinas da Prefeitura e do Governo do Estado. A história e o passado políticos destes seis indicam que eles conseguem superar este tipo de adversidade.

Ontem, eles lançaram a presente carta sobre a eleição de outubro deste ano:

Ao povo de São Luís
Agora em 2012 São Luís completa 400 anos e tem uma grande oportunidade de reencontrar um caminho capaz de torná-la uma cidade de oportunidades para todos, bem cuidada, socialmente justa e desenvolvida. É o melhor presente que todos nós podemos dar à nossa querida São Luís.

É com esse compromisso que apresentamos nossos nomes à apreciação da sociedade, dos partidos políticos, dos movimentos sociais, como postulantes a uma candidatura à prefeitura de São Luís.

É hora de renovar esperanças, apresentando uma alternativa às práticas oligárquicas, à incompetência administrativa e ao festival de promessas não cumpridas, que são as marcas dessa política atrasada e patrimonialista que aí está.

Partilhamos do mesmo compromisso de apresentar à cidade um projeto de governo que garanta qualidade de vida ao povo, honestidade na gestão, prioridade às políticas sociais, educação para todos, atenção à saúde básica, prioridade para o transporte coletivo, apoio à cultura e ao esporte, transparência administrativa.

Partilhamos ainda a compreensão de que as eleições de 2012 e de 2014 são etapas da mesma luta que ocorre nos nossos 217 municípios, pela construção de um caminho novo para o Maranhão, que elimine a inaceitável contradição entre um estado rico e um povo pobre e abandonado.

Temos compromisso com São Luís e com o Maranhão. Por isso, estamos oficializando as nossas pré-candidaturas, almejando com determinação uma candidatura unificada mediante entendimento entre os partidos dos pré-candidatos. Uma candidatura que seja uma alternativa vencedora, pois as pesquisas mostram que juntos representamos mais de 50% das intenções de voto. Uma candidatura que irá superar os fracassos administrativos em São Luís e no Maranhão.

São Luís, 27 de janeiro de 2012

Bira do Pindaré – pré-candidato do PT
Eliziane Gama – pré-candidata do PPS
Flávio Dino – pré-candidato do PCdoB
Roberto Rocha – pré-candidato do PSB
Tadeu Palácio – pré-candidato do PP
Milton Calado - representante do pré-candidato Edvaldo Holanda Júnior do PTC
Advertisemen