-->

Transparência Internacional latino-americana elogia ação da presidenta Dilma Rousseff contra corrupção

Publicidade
Capa do relatório da TI sobre o Índice
de Percepção da Corrupção - 2011
O diretor para a América Latina da Transparência Internacional (TI), Alejandro Salas, destacou nessa quarta-feira (30) o trabalho da presidente brasileira, Dilma Rousseff, no combate à corrupção, em uma região cada vez menos resignada a viver sob governos corruptos.

Salas estimou que haja "uma vontade política de alto nível" para expor "os problemas debaixo do tapete" no Brasil, onde a presidente Dilma já se livrou de cinco ministros e tem mais um na mira, devido a escândalos de corrupção.

Ele ainda afirmou que as atitudes são ótimos exemplos, muito positivos, pois apontam um castigo administrativo. Mas ele ressaltou que é preciso observar a longo prazo se haverá punição ou impunidade, se a Justiça vai estar a altura das circunstâncias e se vai haver investigação para que os culpados tenham o devido processo.

Segundo o diretor da organização não governamental com sede em Berlim, no Brasil ainda coexistem "vários mundos, com setores muito abertos, que se inserem no sistema global e jogam pelas regras estabelecidas" e outros, em âmbitos regionais, baseados em práticas e estruturas de poder "centenárias", como a compra de votos, nepotismo e caciquismo.

Fonte: China Rádio Internacional

Notas do Blogueiro:
a) O país com menor índice corrupção é a Nova Zelândia com nota 9,5. Os sucessores dos vikings da chamada Europa Nórdica: Finlândia, Dinamarca e Suécia ocupam de segundo a quarto lugar, respectivamente.

b) O Chile é o país latino-americano melhor colocado com nota 7,2 e 0,1 à frente dos EUA. A Somália, na África, tem a menor avaliação, 1,0 e é o país 'mais corrupto' do planeta.

c) Veja na página da Transparência Internacional, as notas dos 183 países. Para fazer o download, baixe aqui (arquivo PDF).
Advertisemen